Foram presas, em flagrante por crime de formação de quadrilha, na madrugada desta última sexta-feira, dia 03, quatro pessoas, dentre elas uma mulher, no município de Cantá. Os presos, Rafael Rolan Dutra Botelho, 25 anos, Ismael da Silva Andrade, 22 anos, conhecido por “Mael”, Jamerson Brito Rocha, 32 anos, e Apoliane Oliveira Costa, 28 anos, são acusados da prática de vários furtos e roubos naquela região e em Boa Vista.
Segundo a Polícia, eles estavam de posse de um veículo Citroen, de cor prata e são apontados como autores do furto de uma L-200 Triton, de cor preta, que foi apreendida no início da tarde de ontem.
O delegado do Cantá, Juseilton Costa e Silva, disse que os policiais militares estavam atentos às informações de que um veículo L-200 Triton, de cor preta, de placa NAU-2808, pertencente a O. R., furtado no último dia 22, no bairro Senador Hélio Campos, em Boa Vista, estaria circulando na região do Cantá.
Diante disso, várias diligências foram efetuadas pelo município e por volta das 12 horas de quinta-feira, dia 02, os policiais foram abordados por moradores da região que informavam que um veículo Citroen de cor prata estava obstruindo a passagem na ponte do Rio Baruana, na BR-432, no KM 20, da Vila São José.
Ao avistar os policiais militares, as pessoas que estavam no veículo teriam fugido e mesmo recebendo sinal de parada, eles somente se renderam, segundo a Polícia, quando um pneu furou.
Jamerson Brito teria tentado agredir os policiais durante a abordagem, mas foi contido. Cinco pessoas, dentre elas uma adolescente de 15 anos, estavam no carro e foram apresentados na Delegacia do Cantá.
Lá, eles inicialmente teriam negado a autoria dos crimes, mas durante os trabalhos, os policiais conseguiram descobrir que eles estavam circulando na região em uma Triton de cor Laranja de placa NAX-3110, que foi apreendida na semana passada com objetos furtados.
A camionete foi apreendida na ocasião e, a partir dessa informação os policiais descobriram que os homens tiveram participação em um furto ocorrido em um sítio na Confiança III, de onde levaram uma caixa d’água, duas bombas tipo “sapo”, uma televisão de 20 polegadas e um machado. O crime aconteceu na manhã do 26.
EMBRAPA – O bando é acusado ainda de invadir no último dia 24, o campo experimental da Embrapa, na vicinal III, da Confiança III, a três quilômetros da Vila Santa Rita.
Segundo o delegado Juseilton Costa, os ladrões foram violentos com o vigia P. D., que foi amarrado e teve álcool jogado no corpo. “Por várias vezes os criminosos ameaçaram queimá-lo. Do local eles roubaram vários equipamentos, dinheiro, gêneros alimentícios e danificaram a lataria de um trator, arrebentaram uma porta e quebraram o telefone do local”, informou.
VEÍCULO – Segundo o delegado Juseiton Costa, três dos quatro presos confessaram a autoria dos crimes, após os policiais apontarem a eles as informações que recebiam das vítimas. Ismael e Rafael foram reconhecidos pelo dono da Triton L-200 preta e na tarde de ontem levaram os policiais até o esconderijo em que estava o veículo, numa mata na região do Baruana.
“Até o momento o mais grave dos crimes foi o praticado na Embrapa. Eles ameaçaram atear fogo no corpo do vigia da Embrapa. E sempre estavam sob o efeito forte de pasta de cocaína e maconha. Ficavam drogados e saíam para praticar os crimes”, disse o delegado.
A Polícia investiga a participação do bando no roubo de uma motocicleta XR300 que ainda não foi localizada, mas há informações de que um deles estava em poder do veículo. Segundo o delegado, tanto o veículo Citroen de cor prata, quanto o veículo Triton de cor laranja apreendidos com eles serão periciados, pois há informações de que sejam clonados.
Os quatro foram indiciados também pelo crime de corrupção de menor em relação a adolescente de 15 anos. Eles estariam dando drogas para a adolescente e a levavam, sem que soubesse para o local dos crimes, onde ficava no carro.
Polícia
Polícia prende quadrilha que assaltava na Capital e Interior
Os presos foram apontados como autores de vários furtos e roubos, além da agressão a um vigia