Polícia

Polícia prende quatro pessoas com 25 kg de maconha trazidos da Guiana

Carregamento estava com dois brasileiros e dois guianenses que iriam abastecer Boa Vista durante o período de Carnaval

Quatro pessoas foram presas em flagrante, na segunda-feira passada, dia 16, por agentes do Setor de Operações da DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes), sendo dois guianenses e dois brasileiros. Foram apreendidos 44 invólucros de maconha, pesando 25 quilos de droga, que estavam escondidos no forro das portas de um carro guianense. Essa é a maior apreensão de maconha já realizada este ano em Roraima.
Segundo o delegado titular da DRE, João Evangelista, a atuação do bando no tráfico de drogas passou a ser investigada há aproximadamente duas semanas, após denúncia anônima dando conta de que os traficantes estariam se organizando para abastecer os pontos de droga em Boa Vista durante o Carnaval.
O delegado disse que os policiais fizeram diligência e abordaram dois carros, no bairro Cidade Satélite, zona Oeste, quando foram presos dois guianenses e dois brasileiros, por tráfico e associação ao tráfico de drogas. Os guianenses são Eric Eldon Bobb, 34 anos, e Clyve Lloyd King, 38 anos, e os brasileiros José Montague Rodrigues, 58 anos, e Marlene Madalena Romão, 39 anos.
“Nossa equipe da DRE já vinha monitorando esse pessoal. Trata-se de uma quadrilha que estava trazendo droga do país vizinho, na Guiana, e pulverizando essa droga em pontos de vendas e de distribuição em Boa Vista e também, muitas vezes, fazendo um corredor para Manaus. Nós tínhamos conhecimento que, além dessa droga, existem outros carregamentos chegando a Boa Vista com outros integrantes dessa mesma quadrilha. Já estamos à frente investigando, buscando prender cada vez mais pessoas”, ressaltou o delegado.
Evangelista destacou que há um trabalho de monitoramento para combater ações de tráfico de drogas, inclusive determinado pela Denarc (Delegacia Geral e pelo Departamento de Narcóticos) e que duramente o Carnaval foi intensificado e com equipes posicionadas nas ruas.
Segundo o delegado, nessa ação específica foram apreendidos uma motocicleta e dois veículos de origem guianense na abordagem feita no Cidade Satélite, no momento em que a quadrilha pretendia levar o carro a um local  onde pretendiam tirar a droga escondida nas portas de um dos veículos. A droga foi encaminhada para pesagem no Instituto de Criminalística e confirmado o peso de 25 quilos.
“As equipes continuam na rua em diligências e acreditamos que teremos novas prisões e novas apreensões. Os integrantes dessa quadrilha têm uma conduta bem específica: são muito cautelosos, andam sempre com o batedor, que é aquela pessoa que vai à frente do carro que traz a droga, com o intuito identificar se há polícia fazendo monitoramento nas vias em que vão passar e assim avisar para evitar que sejam flagrados”, disse.
No momento da abordagem, o delegado destacou que os policiais trabalharam com o efeito surpresa, o que possibilitou certa margem de segurança inviabilizando qualquer tipo de reação por parte dos acusados.
Delegado pede que cidadãos denunciem venda de drogas
O delegado João Evangelista disse que a Delegacia-Geral da Polícia Civil implementou uma política mais rigorosa de combate ao tráfico de drogas e que equipes que estão sendo distribuídas tanto no Denarc quanto na DRE estão com a finalidade de realmente combater esse corredor de drogas.
“Sabemos que o Brasil não é produtor nem de cocaína e nem de maconha, consequentemente essa droga entra no país através dos países vizinhos. O que precisamos ter é uma maior atenção aos pontos de vendas aqui, ao fornecimento e à rota de corredor da droga”, observou o delegado.
Para Evangelista, um dos maiores parceiros no combate ao tráfico de drogas e que contribui com o trabalho da polícia é o cidadão de bem. “É o cidadão o nosso principal parceiro. Solicitamos a esse cidadão, que em dado momento toma conhecimento de que há uma casa com movimentação de pessoas suspeitas ou um delinquente que possa estar envolvido na criminalidade, para que nos procure, mantenha contato pelo disque denúncia pelo número 181, pois não vamos parar o trabalho”, assegurou.
Os quatro acusados foram autuados por tráfico e associação para tráfico e, posteriormente, encaminhados à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo. A mulher foi encaminhada para a Cadeia Pública Feminina.