Cada vez mais audaciosos, os bandidos não se limitam à hora e local para praticar os roubos. Na tarde de ontem, 27, por volta das 14h, um trio de assaltantes entrou em uma loja, às margens da movimentada avenida Estrela D’Alva, no bairro Raiar do Sol, zona oeste da Capital, mas não esperavam que um policial à paisana estivesse no estabelecimento e reagisse à ação criminosa, que resultou em dois indivíduos alvejados.
De acordo com as informações do Comando de Policiamento da Capital (CPC), o soldado estava de folga e comprava um celular quando dois elementos entraram na loja. Temendo por sua vida e percebendo que se tratava de um assalto, o militar sacou a arma e efetuou alguns disparos, conseguindo acertar os dois meliantes. O comparsa, que aguardava do lado de fora, tentou fugir, mas foi detido por uma guarnição da Força Tática do Batalhão de Operações Especiais (Bope).
Os assaltantes estavam em posse de uma pistola e uma motocicleta Honda Fan, cor preta, placa NAR-5185, com restrição de roubo e furto, além de uma bicicleta que estava sendo usada pelo comparsa. Todo o material apreendido foi levado para o 5o Distrito Policial.
Os dois feridos foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e removidos para o Pronto-Socorro Francisco Elesbão, no Hospital Geral de Roraima (HGR), uma vez que necessitavam de atendimento médico especializado. Um deles estava com o quadro clínico considerado grave, mas não houve a confirmação de sua morte. O outro não apresentava risco de morrer.
Do trio, o único indivíduo que não foi alvejado foi levado para a sede da Dicap (Divisão de Inteligência e Captura) da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) e ficou preso. Ao fim das oitivas no 5º DP, acabou sendo autuado em flagrante por roubo qualificado com emprego de arma de fogo e concurso de pessoas, como prevê o art. 157 do Código Penal Brasileiro (CPB). Ele foi identificado como Tiago Sousa Santos, de 20 anos.
O policial envolvido na ocorrência não teve ferimentos e passa bem. Assustados, os funcionários fecharam a loja ao fim do trabalho da polícia e no local restaram estilhaços dos vidros em frente ao prédio, uma poça de água e sangue e as camisas usadas pelos dois criminosos. Nenhum telefone foi roubado.
Os assaltantes baleados foram identificados preliminarmente como Jhonny Medeiros de Sousa e o venezuelano David Brito. Em meio às diligências, os policiais conseguiram prender uma mulher no bairro São Bento, também na zona Oeste. Para a reportagem da Folha, ela negou que tenha envolvimento com qualquer um dos criminosos, apesar de ser apontada pela polícia como mulher de um deles. (J.B)
Bando é suspeito de ter assaltado outra loja
(Foto: João Barros/Folha BV)
Também na tarde de ontem, após saber do assalto à loja de celulares na avenida Estrela D’Alva, outras vítimas foram até o 5o DP para fazer o reconhecimento dos indivíduos, mas descobriram que eles foram levados ao HGR e somente um dos assaltantes estaria preso, mas na sede da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap), por isso não conseguiram confirmar a identidade do suspeito.
De qualquer maneira, uma das vítimas, Glaydson Borges, contou detalhes sobre o assalto que sofreu na tarde de quarta-feira, dia 26, e disse que também é dono de uma loja de celulares que fica na rua José Aleixo, bairro Liberdade, zona Oeste de Boa Vista. O homem explicou que o negócio é da família e eles trabalham com assistência técnica.
De acordo com Glaydson, por volta das 16h, quatro indivíduos chegaram ao local, dois deles armados com pistola, e anunciaram o assalto, rendendo os três funcionários. Eles exigiram que os eletrônicos fossem entregues e saíram do local levando um notebook e oito celulares. O prejuízo para a loja é de aproximadamente R$ 15 mil.
Por fim, a vítima disse que já registrou o caso no 2o DP e aguarda a investigação da Polícia Civil para chegar ao paradeiro dos criminosos. Os telefones foram rastreados e deram, como localização, uma casa no bairro Buritis. “O grande problema é que os aparelhos e o computador não são nossos. São dos clientes e vai ser muito difícil ressarcir todo o prejuízo. Pelas roupas e a moto usada no assalto de hoje [ontem], imagino que sejam os mesmos que nos assaltaram”, reforçou.
Quem tiver informações sobre os aparelhos roubados e queira ajudar o proprietário da loja a recuperá-los, deve entrar em contato pelo número (95) 99118-0708 ou ligar diretamente para o 190 da Polícia Militar. (J.B)