Polícia

Policiamento na Capital será reforçado com Rocam

Ao todo 24 policiais atuarão na Rocam, sendo 12 no 1° BPM e 12 no 2°BPM

Com o objetivo de reforçar o policiamento em Boa Vista, especialmente no Vila Jardim, a Polícia Militar (PMRR) contará com as Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam). A Rocam contará com oito motocicletas e 24 policiais, que serão distribuídos 12 para o Primeiro e 12 no Segundo Batalhão da PM (1° e 2° BPM).

Dos 24 policiais, a recém-chegada a corporação Késya Ketlhem, 27, é a única mulher que participou do treinamento. De acordo com Késya, ela já possuía aptidão por pilotar motocicletas e esse seria mais um desafio para sua carreira. “Muitos falaram que eu não iria conseguir e que iria desistir, mas consegui. Eu já tive moto, sempre gostei de duas rodas e seria mais um desafio para vencer”, disse.

Além disso, Késya enfatizou para que mais mulheres participem dos próximos cursos e tomem local destaque na corporação, tendo em vista que o ambiente militar é predominantemente masculino. “Espero que as mulheres se proponham a fazer esses cursos. Eu não deveria ser a única representante feminina. Todas tem capacidade para fazer e se formar”, enfatizou.

De acordo com informações do comandante do 1°BPM, major Ronivon Oliveira, as Rondas Ostensivas serão um reforço no combate ao tráfico de drogas e captura de foragidos da Justiça no Vila Jardim. “Tendo em vista o alto nível de criminalidade nessa região, a Rocam será para reforçar no policiamento ordinário, como combate ao tráfico de drogas, captura de foragidos, entre outros ilícitos”, frisou o comandante.

O comandante do 2° BPM, Major Manoel Luz, destacou que o policiamento com motocicletas é para diminuir a criminalidade em bairros predeterminados. “A cada dia serão avaliados locais com maior incidência criminosa e necessidade de atuação das equipes, pois não existirá um setor fixo”, destacou.

A Rocam fará parte do Programa Polícia na Rua, que conta com cerca de 120 viaturas.  “O policiamento com motos, é um policiamento de maior mobilidade e rapidez na abordagem, devido à acessibilidade a locais onde uma viatura 4 rodas não consegue entrar”, finalizou Oliveira.

A formatura dos 24 policiais ocorreu na manhã desta terça-feira, 04, no Primeiro Batalhão (1°BPM).


A Rocam fará parte do Programa Polícia na Rua, que conta com cerca de 120 viaturas. (Foto: Divulgação)