Polícia

Polícias impedem incidente com explosivo no Jardim Floresta

O material explosivo teria sido encontrado em frente de um estabelecimento comercial e depois jogado em um terreno baldio.

Por Sheneville Araújo

Quando voltava de uma ocorrência no bairro Jardim Floresta, no início da tarde deste sábado, dia 5, uma equipe do Corpo de Bombeiros foi avisada que populares encontraram um material suspeito, parecendo ser um tipo de bomba, em um terreno baldio, na rua Olavo Brasil. Imediatamente a equipe desencadeou uma ação para evitar riscos aos moradores da localidade, pois em uma averiguação inicial, concluíram que poderia realmente se tratar de material explosivo.

Pessoas próximas ao local da ocorrência estavam assustadas, pois a informação que corria nas redondezas era de que se tratava de uma bomba colocada no local por um integrante de uma facção criminosa. Alguns atribuíam a situação a um membro do PCC (Primeiro Comando da Capital), um das maiores organizações criminosas do Brasil, que teria ramificação em Roraima.

O Gate (Grupo de Ações Táticas), da PMRR (Polícia Militar de Roraima) foi acionado para dar início à operação e ao chegar ao local foi feito o isolamento e estabelecido perímetro de segurança.

Ao comprovar que realmente seria um mecanismo explosivo, a equipe induzir a detonação do item encontrado no terreno baldio. Para isso, foi necessária a utilização de uma carga explosiva controlada (contra carga) para detonar e extinguir a possível ameaça.

Segundo informações repassadas pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, após a explosão, o Gate comunicou o ocorrido à Polícia Federal e à Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e os peritos comprovaram, preliminarmente, que se tratava de material explosivo.

Os destroços do objeto foram recolhidos e serão devidamente periciados pela Polícia Federal, parceira na ocorrência.

A Folha apurou que o homem envolvido na ocorrência, que foi avistado pelos Bombeiros, jogando o material no terreno, informou que o objeto em questão teria sido encontrado por outra pessoa na frente de um estabelecimento comercial, e essa pessoa teria dito que era para ele jogar o material suspeito fora. Mas ele alega não ter envolvimento com a autoria desse produto.

Outras informações da PM, repassadas por meio da Secom (Secretaria de Comunicação) do Governo do Estado são de que não foi possível identificar os autores da possível ameaça. “Ninguém ficou ferido e nem conduzido”, afirmou a comando da ação da PM, na nota enviada, destacando ainda que foram adotadas todas as medidas referente a documentação da ocorrência.

Artefato explosivo detonado por agentes do Gate (Foto: Divulgação/PM)

 

VEJA O VÍDEO: