O posto de fiscalização da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito Urbano (CIPTur) da RR-205, localizado na entrada do bairro Cidade Satélite, na zona Oeste, foi desativado na quarta-feira (4), o que deixou moradores com a sensação de insegurança, pois não existe mais fiscalização policial na saída para o Município de Alto Alegre.
A moradora e comerciante Fátima do Nascimento, que tem um estabelecimento na Avenida Dom Aparecido, uma das principais do bairro, disse que a falta de fiscalização no local gera insegurança. “Ali é um local que devia sempre ter policiais, pois é bem próximo de uma rodovia com pouca iluminação, que nunca se sabe se tem bandidos se escondendo ou fugindo de regiões de balneários”, destacou.
Outro morador relatou que antes havia cones e barreiras que faziam com que motoristas reduzissem a velocidade, pois o movimento de carros, motos e bicicleta é intenso no local. Mas, com a desativação do posto, o acesso está totalmente livre. “É perigoso, pois passam carros e muitas crianças de bicicleta, pois tem uma escola bem perto na mesma avenida”, afirmou.
GOVERNO – Por meio de nota, o Governo do Estado disse que as mudanças nos postos de fiscalização foram realizadas pelo Comando Geral da Polícia Militar “para proporcionar maior segurança à população”. Afirmou que o posto de fiscalização está passando por reformas e até a próxima semana o Grupo de Intervenções Rápidas e Ostensivas (Giro) estará instalado no local para dar suporte às ações naquela área.
Conforme a nota, a Companhia de Policiamento de Trânsito Urbano (Ciptur) foi remanejada e já está funcionando no posto de fiscalização da Ponte dos Macuxi, saída para Município do Cantá. No início do ano, o governo anunciou que o Giro seria instalado lá, depois de ter sido desalojado do Parque Anauá.
Conforme informações do subcomandante da PM, coronel Magalhães Damasceno, as mudanças têm cunho estratégico e visam “facilitar o acesso, melhorando assim os atendimentos das ocorrências”.
VILA JARDIM – Devido à ocupação dos prédios do Residencial Vila Jardim, no Cidade Satélite, e consequentemente com o aumento do número populacional da área, foi instalada uma unidade móvel da Polícia Comunitária 24 horas naquele conjunto habitacional, com 20 policiais se revezando para fazer a segurança. Os policiais utilizam duas motocicletas e uma viatura para fazer o monitoramento.