O prefeito de Iracema, Jairo André Ribeiro Sousa (MDB), foi preso pela Polícia Rodoviária Federal na manhã deste sábado (25) com armas, munições e R$ 46,5 mil em espécie, na altura do km 491 da BR 174, em Boa Vista. Ele estava acompanhado de outro homem que também foi detido.
O flagrante foi realizado em frente a unidade operacional da PRF no Água Boa. O prefeito era quem conduzia a Chevrolet S10 branca.
No carro, foram localizados duas pistolas e um revólver. Também haviam 51 munições, sendo seis de calibre 38, 27 de calibre 380 e 18 de calibre 9 mm. Todas as armas estavam municiadas e alimentadas no momento da abordagem, conforme a PRF.
Jairo se identificou como “prefeito de um dos municípios próximos à capital” e afirmou que uma das pistolas e o revólver eram seus. A outra pistola seria do segundo ocupante. Nenhum dos dois apresentou documentos para o porte, sendo que as armas do político apresentavam numeração suprimida, de acordo com a PRF.
Ainda conforme a PRF, os R$ 46,5 mil foram encontrados dentro de uma mochila. O prefeito não teria informado a origem e nem o destino do dinheiro.
O prefeito e o outro homem foram conduzidos ao 5ª Distrito Policial por suspeita de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, em razão da supressão do número de série de uma das armas.
Segundo a Polícia Civil de Roraima, ambos foram autuados em flagrante pela delegada Miriam de Manso, por porte ilegal de arma de fogo.
A reportagem entrou em contato com a assessoria jurídica de Jairo, mas não houve retorno. O espaço permanece aberto.