Na tentativa de gravar um vídeo “engraçado”, porém ameaçador, o detento do regime aberto do sistema prisional de Roraima Darlan Santos Alves, de 21 anos, conhecido como “Justiceiro”, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de uso permitido. Foi arbitrada fiança no valor de R$ 15 mil, que foi paga, e jovem acabou sendo liberado para responder ao procedimento em liberdade. Além deste crime, pesam sobre Darlan sentenças por roubo, porte ilegal de arma e organização criminosa.
Nas imagens que circulam nas redes sociais e principalmente em grupos de WhatsApp, Darlan Alves faz uma curta encenação. Em tom irônico, ele fala de si mesmo como uma pessoa segura sobre relacionamentos e que não sentiria ciúmes da suposta namorada que não aparece no curta.
“Fico olhando esse povo e não consigo entender. É um ciúme besta. Eu sou um cara tranquilo, tenho a minha namorada, ela tá na casa dela. Se você quiser conversar com ela, pode falar, nós somos supertranquilos [fazendo referência ao temperamento dele], nós somos de boa”, afirma o presidiário demonstrando ameaça.
A encenação segue, mas no decorrer do vídeo o rapaz mostra uma série de armas, desde uma simples faca de mesa a uma pistola, que ele fez questão de ostentar, inclusive carregando-a.
“Mas se você quiser mandar uma mensagem para ela, também pode mandar, eu não vejo problema nenhum a amizade entre homem e mulher. Mas se você inventar de chamar ela pra sair, sabe o que é que eu vou fazer? Não vou fazer nada, não vou fazer nada”, completou ao apontar a arma em direção à câmera. O material foi postado pelo próprio autor em uma rede social, sendo compartilhado também em grupos de um aplicativo de troca de mensagens. O vídeo chamou atenção das autoridades e ele foi reconhecido na rua e preso pela equipe de inteligência da Polícia Militar (PM). Segundo a PM, Darlan Santos é um velho conhecido da polícia, tendo sido condenado pela Justiça por assalto e tráfico de drogas. Ele seria submetido à audiência de custódia ainda nessa quarta-feira, 23. (T.R.)