Polícia

Preso é encontrado morto na Penitenciária

Sejuc informou que vai investigar se a morte do preso foi por suicídio ou se ele foi morto por algum motivo

Nas primeiras horas da manhã de ontem, 19, houve uma grande movimentação na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) em decorrência do detento Francisco Wilami Souza de Oliveira, 39 anos, ter sido encontrado enforcado dentro da Ala 14.

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) informou à Folha que as causas da morte são desconhecidas e que já foi instaurada uma sindicância interna para apurar os fatos. No entanto, segundo uma fonte, acredita-se que o preso pode ter sido morto e que o fato tenha ligação com uma possível dívida do preso com facção criminosa que age dentro do sistema prisional.

Francisco Willame havia sido preso este mês por agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), por envolvimento com tráfico de drogas na zona Oeste. Na ocasião, foram apreendidos com ele mais de cinco quilos de crack e cocaína armazenados em garrafas, além de uma porção de maconha. Ele já tinha passagem pela polícia por violência doméstica e tráfico de drogas. Além disso, já foi foragido junto com outros detentos durante fugas em massa.

O corpo foi removido por uma equipe do Instituto de Medicina Legal (IML). Peritos realizaram procedimentos técnicos para coletar informações sobre o local da morte e condições em que o cadáver foi encontrado, para analisar as possíveis circunstâncias da morte. (J.B)