Preso fugiu da Pamc diante das câmeras de monitoramento

A reportagem entrou em contato com a Sejuc, que não se manifestou sobre o assunto até a publicação da reportagem

O preso fugiu pela escada de acesso à muralha no posto 3 (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
O preso fugiu pela escada de acesso à muralha no posto 3 (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O preso Thiago Lopes da Silva fugiu da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc) na tarde dessa terça-feira (26), diante das câmeras que monitoram a unidade prisional, é o que aponta o relatório que consta na ficha carcerária do reeducando, a qual a FolhaBV teve acesso.

Segundo o relatório, por volta das 18h, durante a chamada nominal, foi identificada a ausência de Thiago, momento em que o chefe de plantão foi avisado, e iniciou-se a procura pelo preso dentro da unidade. Observando a movimentação dentro do bloco, a Central de Monitoramento (CME) teria então entrado em contato com o chefe de plantão para entender o que estava acontecendo, momento em que foi informada a fuga.

“Após a verificação no sistema de monitoramento, constatou-se a fuga do interno ocorreu por volta das 13h50, pela escada de acesso à muralha no posto 3”, completa o relatório.

No momento da fuga estava sendo realizado atendimento da Defensoria Pública na unidade.

Thiago Lopes fugiu nesta terça-feira, 26

Um policial penal ouvido pela reportagem, afirma que a CME tem funcionado como forma de vigiar as ações dos policiais penais, enquanto a movimentação dos detentos segue desguarnecida.

“O monitoramento sempre está atento a qualquer movimentação do plantão, quando um penal sai da linha/quebra o procedimento, prontamente é repassado ao chefe de plantão e ao diretor da unidade sobre tal ocorrência. Tem uma equipe inteira para monitorar toda a movimentação do sistema. As câmeras não são para os presos, mas sim para os agentes”, disse.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUC) para saber se houve falha no setor de monitoramento da unidade, mas até a publicação da matéria, não houve resposta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE