O detento Denis Márcio Felix Correa morreu no início da noite desta quarta-feira, 19, após ter sido atingido por um tiro na cabeça dentro da PenitenciáriaAgrícola de Monte Cristo. Outro detento também teria sido atingido na perna, mas não corre risco de vida.
Segundo informações obtidas pela reportagem, Denis possuia laudo de esquizofrenia.
A Secretaria de Justiça e Cidadania informou que por volta das 10h da manhã, durante a retirada de internos da ala 13 para a realização de banho de sol, ocorreram dois disparos de munição de elastômero (borracha) por parte de dois policiais penais em virtude da possível desobediência dos internos no cumprimento dos procedimentos de segurança da unidade.
Um dos disparos atingiu a cabeça de Denis, o qual foi encaminhado ao Hospital Geral de Rorama, para avaliação médica e procedimento cirúrgico. O outro disparo deflagrado atingiu a perna de outro interno, o qual não necessitou de deslocamento ao HGR.
“A secretaria ressalta que a gestão não compactua com nenhum tipo de irregularidade funcional ou ainda possíveis excessos eventualmente praticados por policiais penais e, portanto, já providenciou a devida informação aos órgãos de controle da execução penal (Ministério Público e Vara de Execução Penal) além de ter comunicado à Corregedoria para a instauração do Procedimento Disciplinar cabível e o consequente afastamento dos servidores envolvidos”, afirmou a Sejuc na nota enviada à FolhaBV.
A Sejuc acrescentou que os familiares estão recebendo a devida assistência que o caso requer.
A Secretaria de Saúde informou que o paciente deu entrada no Pronto Socorro Francisco Elesbão, sendo avaliado de imediato pela equipe de neurocirurgia da unidade, e levado ao centro cirúrgico, mas não resistiu e veio a óbito.