Um preso, identificado como Renaldo Castor Abreu, de 59 anos, morreu na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (PAMC) nesta quinta-feira (12).
A Secretaria da Justiça e da Cidadania informou que Renaldo cumpria pena desde 29 de março de 1995, e passou mal durante o banho de sol e foi imediatamente encaminhado ao Hospital Geral de Roraima.
Ainda nessa quinta-feira, outro preso saiu da unidade para o HGR em estado grave após ter caído da beliche (conhecida com pedra) e ter tido um ferimento na cabeça.
A reportagem da Folha esteve no HGR para apurar as causas do ocorrido, momento que outro preso, com uma suposta crise asmática, deu entrada no trauma. Familiares também se encontravam no local em busca de informações.
A Folha procurou a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejuc) que confirmou a queda de um dos presos e o problema respiratório enfrentando pelo outro. Ainda afirmou que os dois passam bem.
A Secretaria da Justiça e da Cidadania informa que, nesta quinta-feira, 12, o interno R.C.A., que cumpria pena desde 29 de março de 1995, passou mal durante o banho de sol na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo e foi imediatamente encaminhado ao Hospital Geral de Roraima. Infelizmente, o interno veio a óbito, com a causa ainda sendo investigada, aguardando a Declaração de Óbito assinada pelo médico responsável.
A Sejuc reitera que todas as providências necessárias foram tomadas pela assistente social do Hospital Geral de Roraima, em contato com os familiares do reeducando.
Adicionalmente, informa que outro interno sofreu uma queda de uma das camas, mas foi prontamente atendido e já recebeu alta médica. Também registra que um terceiro interno foi encaminhado ao hospital devido a um desconforto respiratório, tendo recebido atendimento inicial e, posteriormente, alta médica.
Por fim, a Sejuc ressalta que está à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.