Polícia

Preso publica vídeo nas redes sociais

No material, ele reclama do sistema e mostra imagens das celas

Mesmo com leis que proíbem a entrada de celulares em unidades prisionais, os detentos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC) parecem ter acesso facilitado a esse tipo de ferramenta.  

No final da manhã desta quarta-feira, 24, um vídeo filmado de dentro de uma das alas da unidade passou a circular nas redes sociais. Nele, um detento conta com detalhes o que classifica como ‘atual situação do presídio’.

“Nós não estamos tendo banho de sol, nós não estamos tendo medicação, nós não estamos tendo alimentação. A única coisa que estamos tendo aqui na unidade, na data de hoje, é isso aqui oh”, afirmou o detento, mostrando as marmitas espalhadas pelo chão do local.

No material, que tem aproximadamente 03 minutos, é possível ver outro detento com celular na mão, possivelmente fazendo reclamações.  O preso ressaltou ainda que os colegas já não estão suportando a situação do local e pedem providências das autoridades competentes.

“Não é porque nós é réu que a Polícia Militar tem o direito de julgar nós. Nós não deve nada pra polícia não. Nós deve é pra justiça e nós ‘tamo’ pagando”, ressaltou.

MEDIDAS SÃO NECESSÁRIAS, AFIRMA SEJUC

Desde o início do ano, a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) tem adotado medidas administrativas nas unidades prisionais do Estado. 

Dentre elas, a pasta destaca o remanejamento dos reeducandos que frequentam as aulas dentro da unidade para uma ala específica, medida esta que vem sendo questionada pelos detentos desde a manhã desta segunda-feira, 22.

Ainda segundo a Sejuc, a presença mais efetiva do Estado, com a adoção das 17 medidas estruturantes,  implantada em junho, vem causando uma série de mudanças na rotina das unidades, tais como realização diária de revistas e a manutenção dos reeducandos nas celas trancadas, ações estas que vêm desagradando os internos que alegam repressão do Estado.

Para a secretaria, as medidas são necessárias para restabelecer a ordem dentro das unidades, ressaltando ainda o êxito dos agentes de segurança na contenção dos internos.

CONFIRA O VÍDEO: