O preso suspeito de forjar um plano para tentar fazer um agente penitenciário de refém, na tarde de domingo, 04, na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc), foi identificado. Trata-se de Joel Santos de Menezes, vulgo “Gogoboy” ou “Bombado”.
Joel cumpre pena pelos crimes de receptação, roubo e corrupção de menores e é considerado de alta periculosidade. Em 2015, ele chegou a fugir com outro preso pulando o muro da Penitenciária Agrícola, mas foi recapturado.
Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de Roraima (Sindape), Lindomar Sobrinho, a mando de Joel, detentos tentaram iniciar uma rebelião puxando o agente penitenciário na tentativa de fazê-lo refém. Para chamar a atenção do agente, os presos começaram a gritar, pedindo que abrisse o portão para que algumas crianças e mães saíssem, uma vez que o dia de visita era destinado aos filhos dos presidiários.
Quando o agente aproximou-se e abriu o portão, ele foi puxado por alguns presidiários, mas conseguiu escapar mediante a reação de outros agentes penitenciários e da Polícia Militar.
Viaturas da Força Nacional de Segurança (FNS), do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Grupo de Intervenção Tática (Git) entraram na unidade prisional a fim de evitar qualquer rebelião dos presos e garantir a segurança de todos os que estavam nas dependências, inclusive das crianças e mulheres que ainda permaneciam na área interna do presídio, as quais negaram o pedido para que saíssem.
Apesar do clima tenso, todos os familiares dos presos saíram em segurança do presídio e não houve confronto com a Polícia. Veja o vídeo: