Polícia

Presos da Cadeia Pública são transferidos para a PAMC

Por volta das 16h de sábado, 22, detentos da Cadeia Pública de Boa Vista (CPBV) foram transferidos para a Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (PAMC), na zona rural da cidade. As remoções ocorreram para separar integrantes de duas facções criminosas rivais que atuam no sistema prisional do Estado. O objetivo é evitar novos confrontos e mortes, como as que ocorreram no dia 16 deste mês.

Apreensivos, familiares dos presos ficaram durante todo o dia em frente à Cadeia Pública. O receio dos familiares é que a transferência ponha em risco a vida dos parentes.

As transferências estão acontecendo desde a noite de quinta-feira passada, 20, quando quase 80 detentos da PAMC foram levados para o Centro de Progressão Penal (CPP), situado no bairro Asa Branca, zona Oeste de Boa Vista.

De acordo com a Sejuc, a finalidade da separação dos presos é prevenir que outros confrontos ocorram. A secretaria não divulgou os nomes nem o número de presos “para garantir a integridade física dos detentos”.

Ainda conforme a Sejuc, o efetivo de policiais na segurança das unidades prisionais está reforçado para conter os ânimos dos presos diante dos conflitos que estão ocorrendo entre as facções. Informou também que após o tumulto que houve na tarde de quinta-feira, na CPBV, em que a estrutura física do prédio da unidade foi muito danificada, equipes já estão trabalhando para restaurar as partes deterioradas. (T.C)