Polícia

Presos provocam tensão na Pamc após visitas serem canceladas

Na tarde do último sábado, dia 8, presos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), na zona rural de Boa Vista, tentaram iniciar uma rebelião depois que souberam do cancelamento das visitas. A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) informou que por conta da descoberta do túnel no dia anterior não seria possível receber os familiares dos presos.

Um agente penitenciário, que não quis se identificar, declarou à Folha que a confusão começou ainda pela manhã. Mas somente no período da tarde os ânimos dos detentos se exaltaram, quando começaram a bater nas grades. “Gritavam e faziam barulho. Alguns gritavam que queriam ver a esposa, mas por determinação superior os parentes não foram recebidos”, relatou.

Para evitar que a confusão ganhasse contornos de rebelião, tanto o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), quanto o Grupo de Intervenção Tática (GIT) tiveram que entrar na unidade para conter os presidiários.

Além disso, os servidores da Pamc explicaram que o túnel não foi fechado e que os presos retomaram as escavações. “Quando encontramos o túnel fizemos todos os procedimentos, mas a Sejuc não tapou e nem destruiu o buraco. Por causa disso, os presos voltaram a cavar. Se ninguém fizer nada, eles vão atravessar a muralha e vão fugir”, contou o agente.

Por meio de nota à reportagem da Folha, o Departamento do Sistema Prisional (Desipe), da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), confirmou que as visitas foram suspensas neste fim de semana na Pamc devido à descoberta de um túnel na unidade prisional na sexta-feira, dia 7, o que tornou o clima desfavorável para visitação. “A Sejuc está tomando providências para o fechamento do túnel, com a utilização de pedras e de concreto. Sendo assim, as visitas serão liberadas no próximo fim de semana para os familiares dos detentos das alas 13, 14 e 15”, informou.

Quanto à reivindicação dos presos, o Desipe informou que não se trata de tumulto, mas que houve apenas “um bater de grades” por curto espaço de tempo durante o sábado. (J.B)