Polícia

PRF apreende madeira ilegal em Caracaraí

Veículo que transportava o material não portava o documento obrigatório que determina a origem da madeira

Na noite de quinta-feira, 05, por volta das 20h30, a Polícia Rodoviária Federal em Roraima (PRF/RR) apreendeu cerca de 14m³ de madeira ilegal no município de Caracaraí, região a cerca de 140 quilômetros da Capital.

Segundo a PRF, os policiais abordaram o caminhão durante ação da Operação Sentinela na BR-174 quando o veículo se dirigia ao interior do Estado.

Após inspecioná-lo, os policiais verificaram que o motorista não portava o Documento de Origem Florestal (DOF). O documento é de uso obrigatório para comprovação da origem legal do material.

Com a apreensão, o condutor, veículo e a madeira foram apresentados ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para procedimentos legais.

DOF

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambeinte e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o Documento de Origem Florestal (DOF) instituído pela Portaria nº 253 de 18 de agosto de 2006 do Ministério do Meio Ambiente (MMA) representa a licença obrigatória para o controle de transporte de produto e subproduto florestal de origem nativa, inclusive o carvão vegetal nativo, em substituição à Autorização de Transporte de Produtos Florestais (ATPF).

Com informações da PRF