Polícia

Professor da UFRR desaparece durante passeio no rio Branco

Diretor da Fundação Ajuri, Rafael Oliveira, desapareceu nas águas do rio Branco no momento em que ancorava barco na Praia Grande

O professor universitário Rafael Oliveira, diretor executivo da Fundação Ajuri da Universidade Federal de Roraima (UFRR), desapareceu nas águas do Rio Banco, no início da noite de ontem, quando passeava de lancha com a esposa, a jornalista Marleide Cavalcante. O Corpo de Bombeiros iniciou as buscas logo em seguida e, até as 22h30, não o havia encontrado.
Marleide contou aos policiais que ela e o marido saíram de lancha para uma ilhota próxima às balsas que ficam ancoradas no local chamado de “Prainha”, na junção do Rio Branco com o Rio Cauamé, quando aconteceu o acidente.  No momento em que eles foram atracar a embarcação, o professor desceu e empurrou a lancha para a margem, quando provavelmente caiu em um buraco e desapareceu.
“Eu joguei a corda [de ancoramento da lancha], mas ele não conseguiu pegar. Depois me joguei para tentar ajudá-lo, mas fui levada pela correnteza”, disse aos policiais. Ela foi salva por pescadores que estavam próximos e viram o desespero da jornalista.
Marleide contou que nem ela e nem Rafael sabiam nadar. Muito traumatizada, a vítima recebia atendimento médico no porto do Iate clube, no bairro Caçari, enquanto aguardava notícias dos bombeiros. Várias equipes de busca foram destacadas e estavam percorrendo o rio em busca do professor.
Embora no barco houvesse coletes salva-vidas, conforme testemunhas, nenhum deles estava usando o equipamento. Os mergulhadores do Corpo de Bombeiros ficaram até tarde da noite fazendo buscas, mas não obtiveram êxito. Mais informações na FolhaWeb, a qualquer momento, e matéria completa na edição impressa da Folha de amanhã.