Polícia

Quadrilha é presa ao tentar roubar caixa eletrônico no Centro

Seis homens e duas mulheres foram presos. Cinco deles faziam parte da equipe de ação e o restante atuava como apoio

Na noite de ontem, 8, uma quadrilha especializada em arrombamento de caixas eletrônicos foi presa em flagrante após tentarem arrombar um caixa eletrônico do Banco da Amazônia (Basa), localizado na Praça do Centro Cívico, Centro de Boa Vista.

Seis homens e duas mulheres foram presos pela ação. Cinco homens faziam parte da equipe de ação do assalto e outro homem, com mais duas mulheres faziam parte da equipe de apoio.

A prisão foi efetuada por uma ação conjunta do Núcleo de Inteligência do Departamento de Narcóticos (NI/Denarc), Grupo de Resposta Tática (GRT) e 1º Distrito Policial (DP) da Polícia Civil, Divisão de Investigação e Captura (Dicap) da Secretaria de Segurança Pública (Sejuc) e do setor de Inteligência da Polícia Militar de Roraima.

OPERAÇÃO BASA

Há dez dias, o NI/Denarc foi acionado depois que câmeras de segurança do Basa teriam flagrado dois indivíduos tirando fotos das partes externas dos caixas, dentro da agência bancária.

Desde então, a equipe policial se uniu para acompanhar os passos dos criminosos. Cerca de 40 policias estavam trabalhando em revezamento de 24, monitorando a agência bancária e fazendo o acompanhamento dos acusados. A operação foi nomeada como “Operação Basa”.

Durante a investigação, os policiais descobriram que parte da quadrilha estava hospedada em um hotel no bairro São Vicente e outra parte em uma casa localizada na rua Edmilson José da Costa, nº 662, no bairro Equatorial.

A quadrilha utilizava três veículos durante todo o planejamento e ação, um Vectra GT, da cor prata, placa JXP 3283, um veículo Celta, com placa JXK 6649 e um veículo Fiesta, com placa NON 9023.

PLANEJAMENTO DA AÇÃO

Na sexta-feira, 6, pela manhã, um recipiente transparente feito com garrafa pet para bloquear o sensor de presença existente atrás dos caixas foi colocado por integrantes da quadrilha na agência bancária.

Na noite do mesmo dia, jogaram uma mochila contendo spray, pé de cabra e duas garrafas pets contendo um líquido branco utilizando para cegar a broca especial utilizada para furar o terminal.

Na manhã de sábado, 7, a equipe de ação fez uma visita até o banco e se certificou se a mochila estaria do mesmo jeito que haviam deixado.

À noite, fizeram um teste na segurança do local retornado ao banco para deixar uma furadeira eletromagnética industrial e com o spray picharam as lentes das câmeras para que as câmeras de segurança não filmassem a ação dos criminosos.

No domingo, 8, pela manhã, a quadrilha verificou junto ao banco se tudo estava como eles haviam planejado. Voltaram ao hotel e aguardavam o horário da ação. Por volta das 21h, a quadrilha se deslocou ao Centro Cívico para execução do assalto.

AÇÃO

Dois integrantes da quadrilha entraram na agência e passaram para trás dos caixas, com os equipamentos. Um ficou sentado no banco da praça ao telefone e outros dois esperavam como motorista dentro dos veículos de apoio.

A equipe policial surpreendeu os assaltantes em flagrante, não deixando possibilidade para fuga.

PRESOS

Foram presos Josué Soares Dias, 33 anos, natural do Amazonas, que responde processo por furto qualificado no Amazonas. Ele também está sendo procurado por um homicídio ocorrido em 2013, na cidade de Manaus.

Eduardo Souza Ferreira, de 31 anos, natural do Amazonas, fichado em Manaus pelo crime de furto à caixas eletrônicos.

Saulo Ramon da Silva Bernardo, 24 anos, natural do Amazonas, que responde processo por porte ilegal de arma de fogo.

Edden Stewart de Lima Figueiredo, 30 anos, natural de Roraima e tem passagem no Amazonas pelo crime de furto.

Airton de Alencar Oliveira, 35 anos, natural do Maranhão e tem passagens no Amazonas pelos crimes de roubo e porte ilegal de arma.

Além da equipe atuante no local, foram detidos outros três suspeitos de envolvimento no crime, um homem e duas mulheres. A polícia está investigando.

Eles foram presos na base de apoio da quadrilha, na residência foi encontrado um revólver calibre 22 com 10 munições, além de uma broca especial utilizada para furar os caixas.

OUTRAS AÇÕES

Por conta do modo de operação e equipamentos utilizados pela quadrilha, existe a possibilidade de que ela seja responsável por outros três furtos à caixas eletrônicos ocorridos no Estado.