Cinco venezuelanos foram presos por crimes de roubo qualificado e organização criminosa nesta quinta-feira (09) pela Polícia Militar.
Eles moravam em Lethen, na Guiana, planejavam e executavam roubos com grave ameaça com uso de arma de fogo e violência física contra as vítimas em Bonfim e fugiam para o País vizinho, levando os objetos roubados.
De acordo com o delegado titular do município de Bonfim, Alberto Alencar, três crimes violentos foram registrados na Polícia Civil, e, praticados pelos criminosos, no espaço de uma semana.
OS CRIMES
O primeiro crime foi praticado no último dia 29 de março, tendo como vítima um idoso de 61 anos. Quatro homens encapuzados entraram na casa da vítima, por volta de 4h30 da madrugada. Alertado por um barulho vindo da cozinha da residência, o idoso foi averiguar o que se tratava e, na ocasião, foi rendido pelos criminosos. A vítima foi amarrada e bastante agredida pelos acusados que se comunicavam em espanhol e estavam armados com facas e facões. Eles queriam dinheiro e a chave de uma motocicleta.
Os bandidos vasculharam toda a casa e conseguiram roubar uma motocicleta Honda 150, uma caixa de som amplificada, uma lanterna pequena, uma TV de 32 polegadas, uma roçadeira, um telefone celular, alimentos não perecíveis, roupas e uma bicicleta.
No dia 04 de abril, a organização criminosa atacou novamente. Dois homens invadiram uma residência, por volta das 2 horas da madrugada e, com o uso de uma arma de fogo caseira, renderam inicialmente uma vítima que estava sentada no quintal.
Depois, os bandidos renderam todas as pessoas que estavam na casa, sendo nove adultos e cinco crianças. Logo após a chegada da dupla de criminosos, momentos depois outros três bandidos chegaram ao local.
As vítimas foram agredidas fisicamente, tanto homens quanto mulheres, pois os bandidos queriam dinheiro. Do local eles roubaram dois telefones celulares, uma TV de 32 polegadas, uma caixa de som amplificada, um aparelho de inalação, um notebook, cinco mochilas, tênis, documentos pessoais das vítimas e a importância de R$ 300,00.
Os bandidos foram apontados pelas vítimas como sendo venezuelanos e deixaram o local usando um carro que não foi identificado.
Na noite do último dia 07, por vota das 21h40, o bando atacou novamente na cidade de Bonfim. Quatro integrantes da organização criminosa invadiram a residência de um casal, no momento em que a dona da casa abriu a porta da cozinha para ir ao quintal.
O casal foi amarrado e amordaçado, ocasião em a casa era revirada. Da residência, os bandidos levaram uma motocicleta Honda 150 Bross, roupas, mantimentos e a importância de R$ 150,00.
PRISÃO DOS ACUSADOS
De acordo com informações prestadas pelo delegado Alberto Alencar, desde a comunicação do primeiro crime praticado em Bonfim, os policiais civis e militares trabalhavam integrados, diuturnamente e de forma ininterrupta para identificar e prender os infratores, que, segundo as vítimas, eram de origem venezuelana.
Na tarde de ontem, durante um patrulhamento, uma guarnição da Polícia Militar realizou uma abordagem em um estádio de esportes a algumas pessoas que se encontravam no local. Os policiais desconfiaram da atitude de dois homens que tinham sido detidos recentemente em Lethen e que estavam no estádio. Foram feitas buscas pessoais aos suspeitos e encontradas mochilas com roupas, sapatos e redes.
Por causa dos crimes ocorridos recentemente em Bonfim, os policiais submeteram os suspeitos a reconhecimento, pelas vítimas, que identificaram os suspeitos.
Foram presas em flagrante as seguintes pessoas: I. C., de 21 anos; D. R. R. C., de 28 anos; L. A. P., de 32 anos; G. A. G. R., de 21 anos e G. A. A. C., de 24 anos.
O suspeito G. A. G. R., foi apontado por todas as vítimas como sendo um dos acusados que utilizava uma arma de fogo durante a prática dos três roubos registrados em Bonfim.
Com os suspeitos estava uma criança, filho de L. A. P., que foi entregue ao Conselho Tutelar do município.
AUTUAÇÃO DOS SUSPEITOS
Segundo o delegado Alberto Alencar a prisão dos suspeitos pela guarnição da Polícia Militar “foi espetacular” e ponto positivo para o sistema de Segurança Pública e para a sociedade de Bonfim. O delegado explica que desde que os acusados começaram a agir na cidade, havia uma mobilização por parte dos policiais, tanto civis quanto militares, para identificá-los e prendê-los.
“São criminosos perigosos, que se aproveitavam da fragilidade das fronteiras, estabeleceram domicílio em Lethen e durante o dia monitoravam as vítimas e praticavam os crimes de madrugada. Depois eles fugiam de volta da Lethen, levando os produtos dos roubos” detalhou o delegado.
Os cinco foram autuados em flagrante por crimes de roubo qualificado e organização criminosa. Eles serão apresentados à Audiência de Custódia em Boa Vista.
Ainda segundo o delegado Alberto Alencar, os policiais vão trabalhar de forma integrada e Bonfim para tentar localizar as motocicletas roubadas das vítimas que foram levadas para Lethen.