Cinco pessoas foram presas em flagrante em uma ação integrada coordenada pelo DPJC (Departamento de Polícia Judiciária da Capital) com policiais que integram o SIOP (Setor de Investigação e Operação) do 1º, 2º, 3º e 5º Distrito Policial.
Com essa prisão, os policiais conseguiram esclarecer a autoria de crimes similares praticados contra cinco estabelecimentos localizados na área central de Boa Vista.
No início da manhã desta sexta-feira, 26, a equipe Alpha do 1º DP foi acionada pelo diretor do DPJC, delegado Fernando Olegário, para apurar o furto ocorrido durante a madrugada em uma boutique, no Centro de Boa Vista. A ação tramitou durante todo o dia de hoje e se encerrou por volta das 21 horas.
Foi montada uma força-tarefa entre os agentes que integram as equipes do 1º, 2º, 3º, 5º e DPJC. Por meio das imagens do sistema de câmeras foram identificados os possíveis autores e de imediato começaram as diligências para localizá-los.
Na área do Francisco Caetano Filho, popular “Beiral” foi localizado o brasileiro D. V. S., apelidado de “Cara de Cachorro”, de 28 anos. O homem confessou ter participado do furto e indicou seus parceiros no crime, sendo eles os venezuelanos: N. L. G, apelidado de “Caracão”, de 38 anos e A. J. O. D., de 46 anos.
Na continuidade das diligencias, os policiais prenderam também, às margens do Rio Branco, no mirante do Centro, os venezuelanos J. F. F. C., de 37 anos e J. D. H G., de 36 anos.
Os cinco homens confessaram ter participado do furto da boutique. Os policiais confirmaram também a participação de uma mulher, que já está identificada, porém não foi localizada.
Parte do material apreendido com os suspeitos (Foto: Divulgação)
OUTROS CRIMES – As investigações confirmaram que os infratores três dos ladrões participaram do furto ocorrido na loja OI, localizada na Avenida Ene Garcez, de onde furtaram oito aparelhos de telefones celulares e uma TV LED de 55 polegadas.
Os infratores J D. e J. F., também são apontados como autores do furto ocorrido em uma loja de produtos esportivos, localizada na Avenida Santos Dumont, de onde levaram várias roupas esportivas. Neste caso ainda existe a participação de uma terceira pessoa, que é uma mulher que já está identificada, porém não foi localizada.
Estes dois homens também são apontados como autores do furto ocorrido em uma loja de roupas, na Avenida Ville Roy, de onde levaram várias roupas masculinas.
No último dia 22, o brasileiro D. V., furtou o celular de uma vendedora ambulante na Avenida Jaime Brasil. A vítima falava ao telefone, quando foi surpreendida pelo homem que tomou o celular e saiu correndo. Populares perseguiram o acusado, que foi preso, entregue a uma guarnição da Guarda Civil Municipal e apresentado na Central de Flagrantes. Contra ele foi lavrado um APF (Auto de Prisão em Flagrante), mas recebeu alvará de soltura na Audiência de Custódia.
O delegado titular do 1º DP, que presidiu as investigações Clayton Ellwanger, destacou que os cinco indivíduos fazem parte de uma organização criminosa, onde cada um tem sua função na realização dos fatos criminosos. Em todos os crimes, eles tinham uma forma de agir: quebram os vidros dos estabelecimentos com pedras, invadem o local e praticam os furtos.
“Todos os crimes praticados por eles ocorreram na área Central de Boa Vista. Estes homens há muito tempo realizavam furtos nesta área. Consideramos que a investigação foi um sucesso, pois conseguimos prender os infratores, que confessaram o crime e apreendemos vários objetos furtados”, disse o delegado.
Pelo fato praticado contra a boutique, os cinco homens foram autuados em flagrante por crime de furto qualificado com destruição ou rompimento de obstáculo e associação criminosa. Eles foram entregues na Custódia da Polícia Civil e serão apresentados neste sábado, 27, na Audiência de Custódia. Pelos demais crimes, eles serão indiciados, uma vez que não foram presos em flagrante por esses casos.