Polícia

Quatro corpos ainda aguardam liberação no IML

Conforme o diretor em exercício do órgão, a demora deve ao fato dos registros de origem das vítimas serem de localidades fora do Estado

Em entrevista a imprensa no início da tarde deste domingo, o diretor em exercício do Instituto Médico Legal (IML), Rodrigo Matoso, confirmou que dos 33 corpos de detentos vítimas da chacina da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) que foram encaminhados ao órgão, 29 já foram liberados.

Com isso, restam apenas 04 corpos para que os trabalhos de necropsia sejam finalizados. A expectativa, segundo o diretor, que as últimas liberações ocorram amanhã, 09. “Todos os 33 corpos foram necropciados, destes 29 foram liberados e apenas esses 04 é que permanecem aqui”, contou.

Conforme o diretor, a liberação só não ocorreu devido aos registros de origem dos mesmos não serem do Estado, o que acaba atrasando a retirada pelos familiares.

“Todos eles já estão devidamente identificados, e no caso destes quatro, nos aguardandos a documentação de dois nacionais, sendo um do estado do Amazonas e outro de Rondônia, um terceiro que é dito cidadão venezuelano, e um quarto que ainda está sendo feito o levantamento”, informou.

“No caso do venezuelano, a família desse cidadão veio até Boa Vista, fez a identificação, retornou a Santa Elena de Uairen e ficou de retornar ao Estado amanhã, para desenrolar essa parte. Hoje, nós estamos conversando direto com o diretor do Instituto de Identificação do estado de Rondônia e ele se prontificou a nos encaminhar a documentação, e se Deus quiser a gente vai realizar a liberação ainda hoje. Outra pendência é o Amazonas, nós estamos tentando contato e a outra que está em fase de apuração pelo instituto daqui”, complementou.

Inicialmente, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) havia confirmado 31 óbitos, no entanto, após uma denúncia, a equipe da Força de Segurança da Pamc acabou encontrando mais dois corpos na  tarde de ontem, 08. Segundo Matoso, ambas as vítimas já tiveram os nomes identificados e as liberações concedidas pelo IML.

“Em relação aos dois presos que foram encontrados na Ala da Cozinha, ambos já foram identificados e liberados pelo Instituto. Um de nome Jaime da Conceição e o outro chamado Erismar Duran. Eles chegaram ontem, no final da tarde, e foram liberados agora pela manhã”, frisou.

 

FORÇA NACIONAL VIRÁ AO ESTADO, DIZ GOVERNADORA

Em sua página oficial no Facebook, a governadora do Estado, Suely Campos (PP), afirmou que o Estado vai receber ajuda da Força Nacional para os próximos dias. A informação já tinha sido ratificada pelo secretário da Sejuc, Uziel Castro, em entrevista a imprensa ontem, 07.

“Recebi na manhã de hoje a ligação do Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. Reiterei o pedido de auxílio da Força Nacional de Segurança e ele me informou que em poucos dias deverá mandar para Roraima o apoio necessário para garantir a ordem pública e enfrentarmos a tensão instalada na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo”, relatou Suely.

Na publicação, a governadora afirmou acreditar que a união de esforços entre os governos estadual e federal fará com que os problemas do sistema prisional dos estados venham a ser equacionado, devolvendo a sensação de segurança para a população.

“Acredito que a união de esforços entre os governos estadual e federal, há muito pleiteada, agora vai fazer pelo sistema prisional o que não foi feito nos últimos anos. A crise do sistema prisional é nacional e  nenhum estado consegue debelá-la sem que haja o apoio do Governo Federal e dos demais poderes”, concluiu.