Polícia

Rebeliões continuam na PA e na Cadeia Pública

Na manhã desta quinta-feira (25), o clima continuou tenso na Penitenciária Agrícola e na Cadeia Pública de Roraima

Os policiais militares do Bope e carcerários da Polícia Militar enfrentam dias de tumulto na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e na Cadeira Pública. Hoje pela manhã (25), o clima voltou a esquentar e foi necessário reforçar o policiamento.

De acordo com a Polícia, presos ligados a facções criminosas são os que comandam os tumultos que iniciaram após a Sejuc (Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania) tem adotado medidas administrativas nas unidades prisionais.

Entre elas remanejamento dos reeducandos que frequentam as aulas dentro da unidade para uma ala específica na manhã desta segunda-feira, 22.

Entenda o caso

Após a Polícia ter reforçado a segurança dentro da PA e Cadeia Pública, os presos se revoltaram, eles recusaram a comer e jogaram a alimentação servida diariamente no chão das celas.

Após a repressão, os detentos divulgaram por meio de celulares vídeos onde diziam que a situação na PAMC só voltará ao normal depois que as demandas exigidas forem ouvidas.

O outro lado

A Sejuc reforça que as medidas são necessárias para restabelecer a ordem dentro das unidades. Lembra ainda que os agentes de segurança têm obtido êxito na contenção dos internos.

A secretaria tem buscado adotar medidas efetivas para reformular o sistema a curto, médio e longo prazo, com a retomada das obras da penitenciária de Rorainópolis, a instalação de uma estação de esgoto na Pamc, além da reforma que aguarda a apresentação do projeto pela Seinf”, finalizou.