Polícia

Réplicas de fuzis são apreendidas e justiça mantém prisão de três

Os dois simulacros de fuzis AK-47 e AR-15 foram apreendidos em ações realizadas pela Guarda Civil Municipal e Polícia Militar

Duas réplicas de fuzis foram apreendidas em duas ações na quarta-feira (1º) na zona Oeste de Boa Vista. Ao todo, três pessoas foram presas nas ocorrências e um mandado de prisão foi cumprido.

A primeira ocorrência foi realizada pela Guarda Civil Municipal, quando encontraram um procurado da justiça, de 30 anos, durante patrulhamento pela Praça Ayrton Senna. Logo após, o indivíduo foi levado ao 5º Distrito Policial, de onde ele havia fugido no domingo (28) e levado consigo as algemas de um policial civil.

O foragido informou que após a fuga recebeu ajuda de um comparsa, vulgo ‘Meia Noite’, e com ele foi até a casa de uma mulher no Conjunto Pérola, bairro Doutor Airton Rocha. Lá, outro envolvido conhecido como ‘Vitinho’ ou ‘Orelha’ ajudou a tirar as algemas e ficou com elas.

Com estas informações, os agentes do 5º DP solicitaram apoio da guarnição da GCM para seguir até a casa desta mulher. Apesar das algemas não serem localizadas no imóvel, os policiais descobriram um invólucro de pasta base e duas trouxinhas de cocaína com a suspeita de 38 anos. Além dela, também foi preso um jovem de 19 anos e uma adolescente de 17 anos foi apreendida.

As equipes continuaram as diligências no bairro Nova Cidade em busca de ‘Vitinho’, mas sem sucesso. Porém, a réplica de fuzil AK-47 e uma carteira com documentos de uma suposta vítima, foram encontrados em um terreno baldio na rua Cabo Mozart Paulo Clemente. O jovem disse que a arma falsa teria sido usada em dois assaltos por outros dois indivíduos, sendo um deles conhecido como ‘Bodó’.

Na delegacia, o foragido foi encaminhado ao sistema prisional. Já a mulher e o jovem, foram presos em flagrante por tráfico de drogas e corrupção de menores. Contra a adolescente, foi realizado um procedimento por tráfico. A reportagem da FolhaBV apurou que em audiência de custódia nesta quinta-feira (2), os dois adultos tiveram a prisão preventiva mantida pela justiça.

OUTRO CASO

A equipe do Canil da Polícia Militar foi acionada por volta das 10h, até uma casa no bairro Senador Hélio Campos. Segundo as vítimas, dois elementos com uma arma de calibre 38, teriam invadido o local e anunciado assalto. O dono da residência, um marceneiro de 32 anos, disse ter sido agredido com chutes e coronhadas pela dupla, que fugiu levando uma motocicleta Lander Preta.

Em diligências pela região, os policiais encontraram um suspeito de 20 anos, com as mesmas características repassadas. Ao receber ordem de abordagem, o individuo tentou fugir, mas logo foi detido. Uma das vítimas foi chamada e o reconheceu como sendo um dos autores do crime.

Questionado sobre o comparsa e onde estaria a moto roubada, o elemento disse que o veículo foi abandonado em uma rua próxima e o colega fugiu para se esconder.

Os policiais seguiram até o endereço onde supostamente a motocicleta estaria e encontraram dois rapazes, ambos de 18 anos. A dupla também tentou iniciar uma fuga, mas logo foi contida. Com eles, foi descoberta uma réplica de fuzil AR-15. Os jovens não quiseram responder sobre a origem do simulacro.

A equipe continuou nas buscas pela moto, mas foi informada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOPS), que ela já tinha sido localizada por uma guarnição do 2º Batalhão da PM.

O trio foi conduzido a Central de Flagrantes no 5º Distrito Policial para os procedimentos legais. A reportagem apurou que os dois rapazes mais novos foram liberados após interrogatório.

O primeiro preso, como foi reconhecido pela vítima, foi atuado em flagrante. Na audiência de custódia realizada na quinta-feira (2), a justiça manteve a prisão e ele foi encaminhado ao sistema prisional.