Representantes de entidades governamentais e não governamentais que trabalham com a temática da pessoa idosa nos âmbitos estadual e municipal, acadêmicos e representantes ministeriais foram agraciados com o prêmio Amigo da Pessoa Idosa nesta quinta-feira, 22, em Brasília.
A premiação é concedida pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa.
O prêmio ao Estado de Roraima foi concedido ao Governo de Roraima por meio da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) e ao Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.
A solenidade de diplomação dos Amigos da Pessoa Idosa teve como objetivo o reconhecimento público por parte da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI) e do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI) das ações desenvolvidas por vários Estados. Além de Roraima, também receberam a condecoração Mato Grosso, Ceará, São Paulo e Paraná.
As unidades da Federação se destacaram na implementação da Política da Pessoa Idosa nos últimos quatro anos, em especial na ampliação de conselhos estaduais e municipais dos direitos da pessoa idosa e dos Fundos da Pessoa Idosa.
A premiação foi entregue pela ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, e pelo secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa.
A secretária da Setrabes, Tânia Soares, agradeceu pelo reconhecimento do trabalho executado no fortalecimento da política da pessoa idosa no período da atual gestão.
“É uma honra receber esta premiação em alusão ao trabalho que o Governo de Roraima está realizando em benefício da pessoa idosa. Executamos projetos que proporcionaram o bem-estar das pessoas. Temos, por exemplo, o Centro de Referência do Idoso, onde temos experiências exitosas. Vamos continuar ações já planejadas em prol do envelhecimento ativo e saudável do público roraimense”, destacou.