ÁGATA FRONTEIRA NORTE

Seis garimpeiros são presos com armas em Terra Yanomami

Desde o inicio da operação, 125 garimpeiros já foram presos

Os presos foram encaminhados à sede da Superintendência da Polícia Federal (Foto: Forças Armadas)
Os presos foram encaminhados à sede da Superintendência da Polícia Federal (Foto: Forças Armadas)

Em continuidade a Operação Ágata Fronteira Norte, seis garimpeiros ilegais foram presos com armas de fogo, em Xitei, na Terra Indígena Yanomami, nessa sexta-feira, 4.

Não houve confronto entre os garimpeiros e os militares. No acampamento, foram apreendidas três armas de fogo, celulares, carregadores, entre outros equipamentos. O local foi destruído pelo Ibama.

Os presos foram transportados para Boa Vista, onde foram submetidos a exames clínicos de higidez física e encaminhados para a sede da Superintendência da Polícia Federal.

A iniciativa dá continuidade ao trabalho repressivo de combate aos ilícitos na Yanomami, que já contabiliza 125 presos, desde o início da operação, e já obteve uma redução de aproximadamente 95% nas atividades de garimpo ilegal.

A Operação Ágata Fronteira Norte é uma operação conjunta coordenada entre Órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, estabelecida pelo Decreto Nº 11405, de 30 de janeiro de 2023, alterado pelo Decreto Nº 11575, de 21 de junho de 2023.