A Polícia Militar prendeu na noite dessa terça-feira (21) um servidor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR) acusado de desacatar agentes da corporação ao recusar ter o veículo fiscalizado em um posto de combustível localizado no bairro Cidade Satélite, zona Oeste de Boa Vista.
A Cipa (Companhia Independente de Policiamento Ambiental) da PM relatou ter avistado o Chevrolet Astra prata estacionado no estabelecimento, com luminosos piscando no porta-malas, o que chamou a atenção da equipe policial, que passou a abordar o carro para constatar que se tratava de um som.
Questionado sobre o equipamento, o proprietário do veículo teria explicado, de forma grosseira, à PM: “Até onde sei, o Código de Trânsito não prevê qualquer tipo de infração por colocar som em carro, pois sou do Detran e faço vistoria veicular todo dia”. O policial da ocorrência avisou se tratar de infração ambiental e que a autarquia não é competente para tratar de atos ambientais.
O motorista recusou a ordem para desligar o carro e pedir para o passageiro descer do veículo, e ainda disse que só abriria o Chevrolet Astra se houvesse denúncia de perturbação de sossego ou uma ordem judicial. Por causa do episódio, ele recebeu voz de prisão.
O homem foi atuado por infração ambiental e o carro foi apreendido. Além disso, o acusado assinou um termo circunstanciado de ocorrência voluntariamente devido aos benefícios que lhe eram oferecidos.
A Folha também procurou o Detran-RR para saber as providências em defesa do acusado ou para apurar a conduta do servidor e aguarda retorno.