Já era começo da madrugada dessa terça-feira, dia 28, quando policiais militares do 1o Batalhão, foram acionados para atender uma ocorrência de suposta vias de fato no bairro Caçari, mas, quando chegaram ao local, depararam-se com uma cena de terror. O dono da casa era o técnico judiciário Evanildo Francisco Gomes, de 52 anos, que estava amarrado e morto.
De acordo com a PM, assim que conseguiram encontrar o endereço depararam-se com dois vizinhos, que são testemunhas do fato. Ambos relataram que ouviram barulho de coisas quebrando e vinha de dentro do imóvel da vítima. Tanto os policiais quantos os vizinhos chamaram pelo nome de Ivanildo, mas não obtiveram resposta. A equipe policial conseguiu observar por uma janela e viu o corpo debruçado no chão, com os pés amarrados com fio elétrico.
A guarnição conseguiu entrar na casa e constatou que a vítima já estava inconsciente. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e o médico-socorrista constatou o óbito, motivo pelo qual a Perícia Criminal e o rabecão do Instituto de Medicina Legal (IML) foram chamados ao local da ocorrência.
O perito fez uma análise do cadáver e do local do crime. Ao redor do corpo de Ivanildo havia muito sangue e, nas buscas, uma chave de fenda, usada para a prática do homicídio, foi localizada.
As testemunhas ainda relataram que o carro da vítima, modelo Chery Tiggo, cor branca, placa NAX-9199, foi levado da residência por dois indivíduos que estavam com os rostos cobertos, configurando assim crime de latrocínio (roubo seguido de morte).
Na manhã de ontem, amigos do funcionário público e representantes do sindicato da categoria à qual ele faz parte compareceram ao IML para fazer o processo de liberação do corpo. Um primo, que é policial militar, também foi ao Instituto para auxiliar no que fosse necessário. O corpo foi liberado ainda na manhã de ontem e os familiares que residem em Pernambuco já tinham sido comunicados sobre o fato. Conforme o médico-legista a morte foi causada em decorrência de múltiplas perfurações na região do peito, abdômen, costas e face, além de cortes.
O corpo de Ivanildo foi enviado para a cidade de Recife em um voo comercial, nessa terça-feira, a fim de que seu funeral e sepultamento ocorram no estado de origem. Agentes da Delegacia Geral de Homicídios (DGH) estão envolvidos nas investigações desde a madrugada de ontem, em busca do paradeiro e da identificação dos autores do latrocínio. (J.B)
Carro da vítima é encontrado no Centro de Boa Vista
O carro, modelo Chery Tiggo, foi roubado e abandonado na Rua Ajuricaba, Centro (Foto: Divulgação)
Por volta das 8h35 de ontem, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) fazia patrulhamento pela Rua Ajuricaba, no Centro da Capital, e encontrou o veículo Chery Tiggo, cor branca, placa NAX – 9199, abandonado e com as portas travadas, constatando imediatamente que era o carro do técnico judiciário Ivanildo Francisco Gomes.
A equipe de Perícia chegou ao local do fato, mas não conseguiu abrir o automóvel, razão pela qual o guincho do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) precisou fazer a remoção para o Pátio da Delegacia Especializada. Nenhum dos suspeitos foi encontrado pelas proximidades e até o fim da tarde de ontem, eles permaneciam na condição de foragidos.
Amigos da vítima estavam bastante comovidos com a forma cruel com que ele foi assassinado e relembraram que ele era conhecido pela gentileza e sensibilidade para com os que necessitavam de ajuda. O caso está sob investigação da Delegacia Geral de Homicídios. (J.B)