Suspeito de sequestro, desaparecimento de idosa e estupro de vulnerável é preso em Rorainópolis

Homem é foragido da Justiça de Rondônia, onde também é acusado de outros crimes

Mandado de prisão preventiva foi cumprido na segunda-feira, 11 (Foto: Ascom PCRR)
Mandado de prisão preventiva foi cumprido na segunda-feira, 11 (Foto: Ascom PCRR)

Um homem de 57 anos, procurado pela Justiça de Rondônia, foi preso em Rorainópolis acusado de três crimes: sequestro e cárcere privado de uma idosa de 72 anos, desaparecimento de outra mulher também idosa de 87 anos e estupro de vulnerável, contra uma criança de nove anos.

As informações são da Polícia Civil de Roraima (PCRR), por meio da equipe da Delegacia de Rorainópolis e com apoio do 33º Distrito Policial, do Amazonas. Segundo o delegado titular de Rorainópolis, Rick da Silva, as investigações iniciaram após o homem identificado como J. M. P. ter sido denunciado pela mãe da criança. 

A mãe informou que a família deu abrigo ao acusado, que estava sem um local para morar. Morando na casa da família, o homem teria cometido o crime. É dito ainda que o suspeito conheceu a avó da criança, de 72 anos, e passou a ter uma relação amorosa com ela. “Antes que o caso de estupro viesse à tona, o acusado saiu de Rorainópolis e foi morar com a idosa em São João da Baliza”, informou o delegado.

O relato é que a senhora deixou de fazer contato com os familiares, que registraram boletim de ocorrência na Delegacia de São João da Baliza alegando sequestro e cárcere privado. Os parentes também manifestarem receio de que a idosa estivesse sendo vítima de crime de maus-tratos.

“Ele saiu de Baliza e foi morar em um sítio, em Presidente Figueiredo, no Amazonas, com a idosa. Nesse período ela fez uma procuração para ele administrar os proventos dela. A Polícia Civil em Baliza investigava o possível sequestro da idosa e, em Rorainópolis, investigávamos a acusação do estupro contra a criança, praticada por ele”, informou Rick.

Com o avançar das investigações para localizar o suspeito, o delegado identificou que em agosto de 2023, J.M.P. morou na Vila do Equador, nas proximidades da casa da idosa Maria Madalena Viana, de 87 anos. A mulher se encontra desaparecida.

De acordo com o delegado, testemunhas informaram que viram o acusado várias vezes conversando com a idosa Maria Madalena e que depois do desaparecimento dela, ele não foi mais visto na região. “Ao ser interrogado, ele negou ter morado na Vila do Equador, o que já é suspeito tendo em vista as declarações das testemunhas”, acrescentou.

Segundo Rick, as diligências resultaram na localização e prisão de J.M.P, na tarde de segunda-feira, 11, com apoio da Polícia Civil do Amazonas. Na manhã de terça-feira, 12, o homem foi apresentado na Audiência de Custódia. Ao ser interrogado na Delegacia, o suspeito negou que tenha praticado sequestro e cárcere privado contra a idosa de 72 anos e disse que ela decidiu morar com ele. 

Sobre a procuração para receber o salário dela, informou que desta forma “era mais fácil para administrar a casa em que viviam”. Também negou o estupro, mas confirmou que era foragido de Rondônia, onde também foi acusado de estupro de vulnerável.

A Polícia Civil relatou que as investigações revelaram um histórico de crimes envolvendo J.M.P., com suspeitas de ações criminosas na região Sul de Roraima. “A Polícia Civil segue com as apurações para esclarecer o paradeiro da idosa de 87 anos e as denúncias de violência sexual contra a criança de 9 anos. Acreditamos que com a prisão dele, outros crimes podem ser registrados. Vamos comunicar a Justiça de Rondônia sobre o cumprimento do mandado de prisão contra ele aqui em Rorainópolis”, disse o delegado.