Com o objetivo de garantir a segurança durante o Arraial do Anauá, a Segurança Pública do Estado está realizando o monitoramento eletrônico durante o evento, que segue até o próximo sábado, 29.
Durante entrevista à Folha BV, o comandante da Polícia Militar (PMRR), coronel Miramilton Goiano e o secretário de Segurança Pública, André Fernandes explicaram como a tecnologia está auxiliando na segurança.
De acordo com Miramilton, 23 câmeras estão espalhadas pelo Parque Anauá, 30 bodycams, que são câmeras acopladas nas fardas dos PMs e 20 viaturas com seis câmeras cada estão sendo utilizadas.
“Esse monitoramento está sendo utilizado para reconhecer pessoas que estão com algum Mandado de Prisão em aberto, descumprimento de medida, entre outras situações. Caso haja, realizaremos a condução até a Delegacia de Polícia para que as devidas providências sejam tomadas”, explicou.
André Fernandes destacou que este é um projeto-piloto e a meta é que seja implantado nos próximos eventos, como a Expoferr.
“É um primeiro passo que estamos utilizando durante o Arraial, testando o sistema já prevendo a próxima Expoferr. Nós estamos licitando novas câmeras, que serão colocadas em todo o Estado. Fazendo assim, uma muralha digital em Roraima. Com isso, teremos imagens em tempo real de vários pontos”, destacou André.
Durante as cinco noites de arraial, as forças de segurança trabalham de forma integrada e se revezam no controle, monitoramento e captação de dados.
“As forças de segurança estão unidas para garantir um evento seguro para as famílias que vierem aproveitar o arraial”,
RESULTADOS
Na primeira noite de festa, três homens com Mandados de Prisão em aberto foram presos. Um era procurado por homicídio e os outros dois por pensão alimentícia.