A Polícia Federal em Roraima concluiu anteontem, 13, a operação Conexão Madri, com o cumprimento de três mandados de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão de envolvidos em um esquema de tráfico de drogas no Estado. Os cinco mandados, expedidos pela Justiça Federal em Roraima, foram cumpridos em residências e locais suspeitos.
As prisões preventivas dos investigados por tráfico de drogas, que tinham Roraima como rota e como destino Madri, na Espanha, encerrou a operação policial. Os três presos nesta deflagração da operação foram: T.F.C, 30 anos, caixa, moradora do bairro Santa Tereza, zoa Oeste; D.S.S, 37 anos, instrutor de uma autoescola no bairro Silvio Leite, zona Oeste, e M.G.C, 34 anos, inspetor de segurança, no bairro Cauamé, zona Norte.
De acordo com a PF, a investigação foi iniciada após a prisão de E.S.S. no dia 17 de novembro de 2013, no Aeroporto Internacional de Boa Vista. E.S.S. tentava embarcar para a Espanha transportando em seu estômago 15 cápsulas de cocaína.
Em inquérito policial, a PF apurou que E.S.S era a “mula” de um esquema criminoso maior, que consistia no recrutamento de indivíduos que aceitavam transportar a droga dentro do próprio corpo, correndo risco não apenas de serem presos, como também de morrerem caso alguma das cápsulas se rompesse.
Os investigados foram indiciados nos artigos 33, 35 e 40, inciso I, da Lei 11.343/06, por tráfico de drogas, e foram encaminhados à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e Cadeia Pública Feminina de Boa Vista, onde ficarão à disposição da Justiça Federal de Roraima. (AJ)