A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (30) a Operação Barões do Arcanjo, uma ação de combate ao tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro com ramificações em Roraima. A operação, que mobilizou mais de 150 policiais federais, cumpriu mandados em Manaus, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Alenquer (PA), Diadema (SP) e Boa Vista.
A Justiça Estadual do Amazonas expediu 17 mandados de prisão preventiva, 8 medidas cautelares diversas da prisão, 47 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de veículos e bloqueio de contas bancárias de investigados.
A investigação teve início a partir de informações sobre uma rede criminosa envolvendo empresários que financiavam o tráfico de drogas e armas na região do alto e médio Rio Negro, no Amazonas. A PF descobriu núcleos criminosos atuando em diversas regiões, utilizando laranjas e empresas de fachada para lavar dinheiro proveniente do tráfico. Estima-se que o esquema movimentou mais de R$ 30 milhões nos últimos dois anos.
Ação em Roraima
A PF cumpriu mandados de busca e apreensão em Boa Vista, mas não divulgou detalhes sobre os alvos na capital roraimense. A participação de pessoas e empresas de Roraima no esquema criminoso ainda está sendo investigada.
A Operação Barões do Arcanjo visa desmantelar grupos criminosos que atuam no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, coibindo o crime organizado e garantindo a segurança da população. As penas para os crimes investigados podem ultrapassar 30 anos de prisão.