Polícia

Três foragidos da penitenciária são recapturados em Pacaraima

Um dos presos recapturados estava no grupo dos oito que fugiram da Pamc na segunda-feira, dia 10

Uma denúncia anônima de moradores do município de Pacaraima levou a equipe do Setor de Operações da Delegacia do município a prender dois foragidos do Sistema Prisional de Roraima. A prisão ocorreu na quinta-feira, dia 13, na comunidade indígena do Kauê na fronteira Brasil/Venezuela.
Segundo informações prestadas pelo delegado titular de Pacaraima, Fernando Olegário, foram presos Cleiton Sales dos Anjos, 37 anos, que responde pelos crimes de roubo e furto e Gilmar Messias Pereira, 48 anos, que é acusado de tráfico de drogas.
Olegário informou que Gilmar Pereira é indígena e tem um sítio na Comunidade do Kauê e que Cleiton Sales tem familiares que residem em Santa Elena de Uairen. Apesar de a comunidade ficar a menos de 10 quilômetros da sede de Pacaraima, o acesso é difícil e, segundo ele, somente por meio de denúncias a Polícia tomou conhecimento que os dois foragidos estavam escondidos na região.
Quinta-feira à noite, os policiais apresentaram os dois foragidos na Dicap (Divisão de Captura), da Sejuc (Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania).
E no final da manhã desta sexta-feira, dia 14, a Polícia Militar de Pacaraima prendeu o também foragido do sistema prisional, George Harisson Ferreira Moura, apelidado de “Bacurau”. Ele é um dos oito presos que fugiram da Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo), na última segunda-feira, dia 10.
Segundo policiais militares, a prisão de George aconteceu durante uma abordagem de rotina no posto fiscal do município. Ele estava pilotando uma motocicleta, marca Honda, placa NAO 9189 juntamente a um irmão.
A Polícia ao verificar o nome de Bacurau na lista de foragidos da Dicap identificou que George tratava-se de um detento que cumpria pena pelos crimes de assalto e porte ilegal de arma.
DENARC – Ao longo desta semana as equipes da Delegacia de Repressão ao Entorpecente (DRE) e do Departamento de Narcóticos (Denarc) efetuaram a prisão de três pessoas por tráfico de drogas. A primeira foi na noite de segunda-feira, dia 10, no bairro Asa Branca, quando Jonatas Palhares Júnior, 20 anos, foi preso por crime de tráfico de drogas. O jovem já é conhecido da Polícia pela prática de vários crimes, sendo investigado por tráfico, associação criminosa, estelionatos e outras infrações penais.
Com Jonatas foi apreendida base de cocaína, munição calibre 38, dinheiro e um aparelho de telefone celular. Os policiais encontraram várias mensagens no telefone que demonstravam o envolvimento dele com o tráfico de drogas. Ao ser abordado pelos policiais o acusado resistiu à prisão, empreendendo fuga, inicialmente no veículo dele e posteriormente a pé, mas foi alcançado e imobilizado pelos policiais.
No final da tarde de quinta, dia 13, as equipes da DRE e da Dicap efetuaram a prisão de Geaze Maurício da Fonseca, 29 anos, e Francisca Moraes dos Santos, 37 anos, suspeitos do crime de associação ao tráfico. (Colaborou Alexsandra Sampaio)
Os dois estavam em uma residência, localizada no bairro Francisco Caetano Filho, onde os agentes policiais realizaram buscas e apreenderam mais de 700g de base de cocaína enterradas no quintal.
As investigações apontam que os acusados eram os “vigilantes” da droga. Os policiais estão identificando agora os donos da cocaína.
Segundo informações prestadas pelo diretor do Denarc, Alberto Correia, as diligências de combate ao tráfico de drogas terão continuidade, mas que é de extrema importância a colaboração da população por meio do disque denúncia, 181.