POLÍCIA FEDERAL

Três pessoas são presas por migração ilegal na fronteira com a Guiana

Ao menos cinco cubanos estavam nos veículos sem terem passado pelos procedimentos legais para migração no Brasil

As duas abordagens foram realizadas pela Polícia Federal no Posto Avançado de Bonfim. (Foto: reprodução)
As duas abordagens foram realizadas pela Polícia Federal no Posto Avançado de Bonfim. (Foto: reprodução)

Dois motoristas foram presos no final da última semana, nos dias 03 e 04 de agosto, após transportarem cinco migrantes cubanos ilegalmente pela fronteira com a Guiana. As duas abordagens foram realizadas pela Polícia Federal no Posto Avançado de Bonfim.

De acordo com as informações, a primeira ocorrência aconteceu na quinta-feira (03), quando ao realizar abordagem em um carro, os policiais perceberam que o motorista estaria transportando quatro passageiros estrangeiros que não passaram pelo controle de registro migratório no Brasil.

Conforme o depoimento, a PF informou que os passageiros, de nacionalidade cubana, teriam ingressado na Guiana no início do mês, onde haviam oferecido serviço de travessia no Brasil. O motorista teria buscado os cubanos em Lethen e os transportaria até Boa Vista. O destino final dos migrantes era Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

No dia seguinte, mais um veículo foi abordado com um migrante em situação irregular. Além da motorista, haviam dois passageiros, sendo que um deles era cubano e não tinha realizado os procedimentos para migração no Brasil.

A motorista teria ido buscar o imigrante em Lethen, na Guiana, com destino a Bonfim. No veículo, foram encontradas duas transações de câmbio que sugerem a promoção de migração ilegal com intuito de obter vantagem econômica.

Os envolvidos foram conduzidos para a Superintendência da Polícia Federal em Boa Vista para as providências cabíveis.