As polícias Civil, Militar e Penal, além do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR), deflagraram, nessa sexta-feira, 24, a Operação Soberania. A ação contra o crime organizado na capital foi coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp). Como resultado, três pessoas foram presas e 800g de drogas e duas armas de fogo foram apreendidas.
O foco principal, conforme a Sesp, foi desarticular facções criminosas, com atenção às de origem estrangeira. Para isso, foram mobilizados mais de 250 agentes e 50 viaturas. Durante a ação, 463 pessoas foram abordadas em vias públicas e estabelecimentos comerciais, 25 motoristas de automóveis e 39 de condutores de motocicletas foram abordados e tiveram seus veículos revistados.
As prisões foram efetuadas em flagrante, uma por posse de arma de fogo de calibre restrito e duas por tráfico de drogas. Além disso, dois Termos Circunstanciados de Ocorrência foram registrados, um por consumo de drogas e outro por desobediência. Seis pessoas foram conduzidas à delegacia para averiguações e um mandado judicial foi cumprido por pensão alimentícia em atraso.
As equipes apreenderam, ainda, 13 celulares e três veículos. Quatro veículos foram autuados por irregularidades e nenhum adolescente foi apreendido durante a operação. O Departamento de Inteligência da Sesp identificou os principais pontos críticos nos bairros Treze de Setembro, São Vicente, Pricumã e Tancredo Neves.