Já passava das 2h da madrugada desta quarta-feira (2), quando três suspeitos de 19, 18 e 17 anos, foram detidos pela Polícia Militar em decorrência de um furto de bombons na cantina da Escola Estadual Senador Helio da Costa Campos, no bairro Doutor Silvio Leite, zona oeste de Boa Vista. Segundo os funcionários, esta é a terceira vez – somente neste ano – que a unidade é alvo da ação de criminosos. Nos ataques anteriores foram levados os fios elétricos da unidade.
Neste terceiro furto, segundo a PM, o vigilante da escola estava na sala de professores quando ouviu fortes batidas vindas do pátio. Ele saiu para verificar o que estava acontecendo e visualizou três elementos furtando a cantina. Diante do flagrante, o funcionário imediatamente acionou uma viatura pelo disque denúncia, que em pouco tempo já estava no local. O som da sirene teria assustado os indivíduos, que fugiram em seguida.
Após uma varredura dentro da escola, os policiais foram informados, via rádio, que outra guarnição havia detido três jovens nas proximidades. De acordo com os agentes, durante a abordagem, os rapazes deram diversas versões contraditórias sobre os motivos para estarem ali. Levados para o endereço do crime, os três tiveram suas características reconhecidas pelo vigia e admitiram a autoria do arrombamento. No bolso de um deles, havia quatro embalagens de bombons.
Ainda conforme a PM, os elementos informaram que haviam pulado o muro ao lado da quadra de esportes e utilizado dois pedaços de ferro para abrir as portas da cantina, da sorveteria e secretaria, onde nesta última pegaram as chaves de outras salas, mas desistiram de continuar após perceberem a aproximação da viatura.
Como foram reconhecidos pela testemunha e confirmaram a prática do crime, os três foram encaminhados ao 5º Distrito Policial, onde os dois maiores tiveram o auto de prisão em flagrante decretado pela delegada plantonista. O adolescente, apesar de estar completando 18 anos nesta quarta-feira (2), teve o auto de apreensão por ato infracional lavrado.
GOVERNO – A reportagem da Folha procurou a Secretaria de Educação e Desporto (Seed) para solicitar um posicionamento quanto à questão da segurança nas escolas. Em 29 de julho deste ano, a Escola Estadual Caranã também teve a cantina furtada. Na ocasião, os criminosos levaram uma caixa de bombons e o freezer da lanchonete. Em resposta, a Seed informou somente que irá reforçar a vigilância nas escolas estaduais. (VF)