Nem mesmo o túmulo do ex-governador Ottomar Pinto escapou da ação de vândalos no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, no bairro São Vicente. Além dos atos de vandalismo, no último domingo (28) o local foi alvo de furtos. A ação é recorrente.
A Folha teve acesso a imagens que mostram o túmulo do ex-governador sem as argolas das tampas. Além deste item, que pode ser feito de alumínio, prata e bronze, também costumam ser furtadas molduras de portas, crucifixos e jarros de flores. Outros jazigos, situados em gavetas, também foram arrombados e tiveram objetos furtados.
Nem mesmo a implantação de câmaras de segurança pela Prefeitura de Boa Vista e de uma guarita de segurança inibiu os crimes. Um dos ataques ocorreu ao lado desta guarita.
Além de furtarem objetos, segundo funcionários do local, os invasores utilizam o local para uso de drogas e para a prática de atos sexuais. A situação já foi flagrada pela vigilância local e a Guarda Municipal chegou a ser acionada na época.
Quem detectar dano no jazigo de algum familiar é orientado a registrar boletim de ocorrência.
Segurança
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente confirmou que o Cemitério Municipal Nossa Senhora da Conceição foi alvo de furtos, além de atos de vandalismo nos túmulos.
“Além da vigilância armada que já existe no cemitério, e das rondas da Guarda Civil Municipal (GCM), a administração do cemitério trabalha para reforçar as medidas de segurança, com a instalação de câmeras de monitoramento, além de aumentar a ronda da GCM no local”, diz a nota enviada à Redação.