Uma tonelada de cassiterita é apreendida em região próxima à Terra Yanomami

Material foi encontrado em inspeção em duas caminhonetes em Alto Alegre, cidade do Norte de Roraima

Agentes da Força Nacional interceptaram veículo com uma tonelada de cassiterita, mineral utilizado na produção de estanho (Foto: Força Nacional)
Agentes da Força Nacional interceptaram veículo com uma tonelada de cassiterita, mineral utilizado na produção de estanho (Foto: Força Nacional)

Cerca de uma tonelada de cassiterita, separada em 18 sacos, foi apreendida por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Força Nacional na vicinal do Paredão Velho, no Município de Alto Alegre, região Norte de Roraima. O material foi encontrado em inspeção em duas caminhonetes na região que fica próxima à Terra Indígena Yanomami.

A apreensão foi feita no domingo (2), durante patrulhamento pela região. Segundo a Casa de Governo, além do material, os agentes localizaram nas proximidades da área duas antenas Starlink – utilizadas por grupos que atuam no garimpo ilegal para comunicação em áreas remotas. Os condutores foram detidos e encaminhados à Polícia Federal (PF) para as providências legais.

Inutilização de um avião

Os agentes estavam na localidade conhecida como Novo Paraíso, próxima ao Rio Itã, em fiscalização de pistas clandestinas. Foto: Casa Civil

Já no dia 31 de janeiro, de acordo com a Casa de Governo, outra incursão entre Ibama e Força Nacional resultou na destruição de uma aeronave Cessna Aircraft, modelo 182P. O avião era utilizado para o transporte de suprimentos, combustível e equipamentos que abasteciam o garimpo ilegal na região. Os agentes estavam na localidade conhecida como Novo Paraíso, próxima ao rio Itã, em fiscalização de pistas clandestinas.

“A destruição da aeronave representa um impacto significativo na logística dos garimpeiros ilegais, dificultando o transporte de insumos e reduzindo sua capacidade de operação na região”, destacou o governo federal na divulgação.

Além da destruição da aeronave, diversos itens encontrados no local foram inutilizados pelos servidores do Ibama, incluindo lonas e cavaletes de madeira, bombonas vazias para combustível, embalagens de lubrificantes, chapas de zinco e partes de fuselagem, ferramentas diversas, caixas de isopor com utensílios domésticos e bombonas d’água. Além disso, um GPS aeronáutico Garmin foi apreendido pelos agentes do Ibama e será encaminhado à PF para investigação.