Polícia

Venezuelanos são detidos acusados de fazerem esquema com cartões de créditos

Acusados utilizavam dezenas de cartões de outras pessoas venezuelanas para fazer compras fictícias no comércio local

Dois venezuelanos foram detidos acusados de fazer compras no comércio local usando cartões de crédito de outras pessoas. O primeiro caso foi descoberto durante ação realizada pela equipe de Inteligência da Polícia Militar, com o apoio da Força Tática, que prendeu na noite desta quinta- feira, 3, o venezuelano Eduarlis José Blanco Quijada, 22. Ele estava em um posto de combustível da zona Oeste, quando tentava negociar uma compra fictícia na função crédito de um dos cartões que estava em posse para receber a mesma quantia em espécie.

“Ele operava do seguinte modo: passava os cartões de crédito nas maquinetas dos estabelecimentos comerciais da cidade e repassava uma certa porcentagem aos funcionários que facilitassem”, informou a PM.  Os policiais já estavam fazendo a investigação e monitoramento do suspeito, enquanto ele entrava e saía dos locais onde conseguia realizar a transação.

“Fizemos campana no posto porque estávamos seguindo ele desde mais cedo. E assim que ele chegou à dependências do posto para efetivar a troca, agimos rapidamente e conseguimos fazer a intervenção que resultou num flagrante delito”, destacou um policial.

Realizando a abordagem e a busca pessoal, foram encontrados com o suspeito 51 cartões de créditos de origem venezuelana, 438 dólares, equivalente a mais de R$ 1.600,00 (considerando a atual cotação da moeda americana), R$ 446,00 e dois aparelhos de celular novos. O venezuelano foi conduzido para o 5o  Distrito Policial, onde foi recebido por agentes da Central de Flagrantes para procedimentos necessários.

OUTRO CASO – Na tarde desta sexta-feira, por volta das 16h, a Polícia Militar recebeu uma solicitação para atender a uma ocorrência de fraude praticada por outro venezuelano, em caso semelhante à anterior, desta vez em uma loja na Avenida Jaime Brasil, no Centro de Boa Vista. Ao chegar ao local, os policiais encontraram o suspeito e o gerente da loja em uma sala reservada.

Ao ser detido, o homem se exaltou. Durante verificação pessoal e a revista aos pertences do suspeito, os policiais conseguiram encontrar 38 cartões de crédito, todos pertencentes a pessoas venezuelanas.

As compras estavam sendo fracionadas e, quando questionado pelos proprietários dos cartões, o homem não soube responder. Como foi flagranteado, o criminoso foi conduzido à Central de Flagrantes do 5o DP para procedimentos previstos em lei. Com mais essa apreensão, cerca de 90 cartões agora estão em poder da polícia. (J.B)