O vereador de Pacaraima, Leandro Silva, de 33 anos, foi preso na madrugada desta quarta-feira, 1º, após desacatar policiais militares durante uma fiscalização relacionada a comercialização de artefatos explosivos no município.
Segundo informações obtidas pela reportagem, várias famílias estavam reclamando dos estampidos, e durante a fiscalização de um ambulante, Leandro se aproximou dos policiais tentando interromper a atividade da equipe, momento em que foi solicitado que ele se afastasse para que o trabalho policial continuasse.
Diante da solicitação, Leandro, que foi eleito em 2024 ao cargo de vereador pela primeira vez, disse aos policiais: “Você sabe com quem eu sou?” Mais uma vez, a guarnição teria pedido para que ele se afastasse, mas ele continuou perguntando se a guarnição sabia quem ele era.
Mesmo com os policiais tendo pedido várias vezes para que ele se afastasse e para que pudessem prosseguir com o trabalho, o vereador teria tentado avançar contra a guarnição. “Neste momento, foi dada voz de prisão pelo crime de desobediência. Após a voz de prisão, o homem começou a se debater e desacatar os policiais com palavras em tom ameaçador, alegando ser vereador eleito e que os policiais não sabiam com quem estavam se metendo”, informou a Polícia Militar à FolhaBV por meio de nota.
Diante da resistência à prisão, foi necessário o uso de força para contê-lo e apresentá-lo à Delegacia de Polícia.
“Durante o uso das técnicas de algemação, populares tentaram intervir na ação policial, sendo necessário o uso da força para retirar A.F.A.L., uma mulher de 39 anos, que tentava impedir o trabalho dos policiais. Ainda na Delegacia, durante a confecção do relatório policial, o suposto autor/infrator continuou ameaçando a guarnição”, acrescentou a PMRR.
A Polícia Militar ainda ressaltou que devido à ação, houve danos nos óculos e fardamento de um dos policiais, além de escoriações.
O caso foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.
A reportagem entrou em contato com o vereador e aguarda retorno