Polícia

Vídeo de fuga mostra calamidade no sistema prisional

Imagens do sistema de monitoramento da Pamc vazam e mostram mais de trinta tentando escapar

As imagens da última fuga da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, ocorrida na noite dessa terça-feira, 7, foram divulgadas via grupos do aplicativo WhatsApp. O vídeo, feito pelo sistema de monitoramento do presídio, mostra mais de trinta detentos saindo ao mesmo tempo para tentar a fuga.

Enquanto alguns se deslocam para pular o muro, outros presos fazem uma espécie de cobertura aos foragidos e jogam pedras contra os policias que fazem a segurança da penitenciária.  

Os policiais soltam gás lacrimogêneo e balas de borracha para tentar intimidar os presos. Após a maioria sair pelas escadas, nove detentos desistem e voltam para o presídio.

Eles utilizaram seis escadas artesanais, feitas provavelmente com a madeira utilizada para escoramento da muralha que está em construção na Pamc. As escadas foram encontradas pela equipe do Serviço de Vigilância entre as guaritas 5 e 6, nos fundos da unidade.

Confira o vídeo.

OUTRO LADO

A Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) informou por meio de nota que a direção solicitou apoio da Polícia Militar para a realização de contagem geral dos presos, com os agentes de segurança da unidade. “A informação sobre o ocorrido foi repassada a todos os órgãos de Segurança Pública  do Estado, incluindo a Dicap (Divisão de Captura) da Sejuc que já estão imbuídos na recaptura dos foragidos, bem como no reforço do policiamento ostensivo em toda a capital”.