O governo federal prevê investir R$ 219 milhões do Novo PAC nas rodovias federais de Roraima para melhorar as rotas de integração com países vizinhos como a Guiana e Venezuela, em 2024.
O assunto, inclusive, foi tratado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na 46ª Conferência de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom) realizada na capital guianense Georgetown.
“Será um grande avanço, tanto com os novos investimentos, quanto a própria melhoria da qualidade da malha rodoviária, o que significa o fortalecimento do comércio, novas oportunidades de trabalhar, escoar a produção, comprar insumos mais baratos. Rotas de desenvolvimento significam novas oportunidades para as pessoas”, disse o ministro.
No caso de Roraima, os investimentos vão contemplar a continuação das obras de recuperação da BR-174, que liga o Brasil com a Venezuela, a substituição de 16 pontes de madeira por de concreto na BR-432 (cuja pavimentação foi concluída em 2023), e o projeto de pavimentação da BR-401 (trecho Bonfim-Normandia), na fronteira com a Guiana, com início das obras previsto para 2025.