Política

A partir de hoje, candidatos apresentam propostas de trabalho

Folha abre espaço aos candidatos à Prefeitura de BV para que exponham suas propostas ao eleitor

Como forma de contribuir para o debate eleitoral, a Folha abre espaço para que os candidatos à Prefeitura de Boa Vista possam expor suas propostas de trabalho com base em seus planos de governo. Com tema livre, os postulantes ao Palácio 9 de Julho vão mostrar o que eles pretendem fazer caso sejam eleitos. A posição dos nomes está por ordem alfabética.

Abel Galinha: Valorização do professor

Uma das propostas de campanha do candidato Abel Galinha (DEM) na área de educação é voltada para a valorização do professor, com a criação ou atualização do Plano de Carreira dos Professores, “Na nossa visão, educar é a principal atividade a ser desenvolvida por um gestor público, por isso valorizar o Educador é prioridade no nosso governo”, disse. Ele afirmou que vai focar em melhorias salariais e condições de trabalho para os profissionais de ensino do município. “Para ter profissionais aptos a oferecer uma educação de qualidade, implementaremos uma política ancorada em três pilares – formação, salário/plano de carreira e condições de trabalho”,

Alex Ladislau vai priorizar a área de saúde

O candidato a prefeito Alex Ladislau (PRP) acredita que a saúde precisa de uma atenção especial. “Não foi à toa que escolhemos como slogan de campanha ‘Pra cuidar da nossa gente’. Os mais carentes estão sofrendo com a falta de médicos, exames e medicamentos nos postos de saúde”, declarou. Entre os projetos do candidato para a área de saúde estão: a reforma do Hospital da Criança Santo Antônio, a implantação do tratamento de oncologia pediátrica; implantação do sistema de diagnósticos rápidos nos postos de saúde; implantação do Sistema de Controle de Medicamentos para evitar furtos e que não faltem antes de chegar uma nova remessa; criação do programa Remédio em Casa.

Jeferson Alves vai criar o ‘Vale Macuxi’

A prioridade nos mais humildes é a principal proposta do candidato Jeferson Alves (PDT). “Vou priorizar as pessoas como a Dona Mariazinha, que mora no bairro Brigadeiro. Vamos cadastrar as pessoas que vivem em situação precária, e as que se enquadrarem nos critérios sociais serão incluídas no Vale Macuxi, um cartão com R$ 200,00 em crédito para compras no comércio de Boa Vista. Assim garantiremos renda para quem mais precisa e ainda vamos fomentar o comércio, principalmente nos bairros”, disse. “O Vale Macuxi é uma solução rápida, de curto prazo. Quero desenvolver programas sociais que garantam a autossuficiência, de geração de emprego e renda para que as pessoas que estão hoje passando por sérias dificuldades tenham condições de ter uma vida mais digna”.

Kalil Coelho: Energia solar para residências e empresas

Kalil Coelho (PV) pretende utilizar o grande potencial de geração de energia solar com a distribuição de kits de energia solar para famílias de baixa renda. No caso das empresas, a Prefeitura pode financiar a compra dos kits de geração de energia solar para aquelas que tiverem mais de 25 funcionários, proporcionando uma queda drástica na conta de energia. Essa economia com o custo da conta pode ser revertida para fortalecer a atividade empresarial. “Essa ideia não é invenção nova, pois está sendo utilizada com sucesso nos conjuntos residenciais no sertão baiano. A Caixa Econômica Federal tem os fundos socioambientais, que pagaram o equipamento instalado, sem custo para os moradores. Aqui cada residência do projeto será uma microgeradora e terá renda extra também, porque eu vou fazer!”, frisou.

Luis Oca promete segurança para o município

Uma das propostas do candidato Luis Oca (PSOL) são a valorização e reorganização da Guarda municipal e Guardas do SMTRAN a partir da desmilitarização. Na nova gestão, eles vão atuar como organizadores do trânsito, defensores e mantenedores do patrimônio público e orientadores da cidadania “para prover a segurança municipal de todo cidadão permanente e em trânsito no Município”. O candidato também pretende criar núcleos de segurança comunitária, formados e dirigidos pela população, para combate à violência contra mulheres, crianças, idosos e a população em geral, com a parceria de conselhos tutelares municipais, a força municipal de segurança, dentre outros.

Márcio Junqueira: Educação com incentivo à docência

Márcio Junqueira (PROS) afirmou que hoje o município tem um sistema de ensino desconsiderando a formação e o conhecimento do professor.  “Pretendo dar estímulo à qualificação dos professores, os valores das progressões são baixos e demora-se muito para pagar as progressões. Isso vai mudar”, disse. Também afirmou que a GIDE (Gratificação de Incentivo à Docência) terá seu valor aumentado para efetivamente valorizar o professor. “O município não deu nenhum passo na construção de uma educação participativa, onde professores, alunos e servidores possam opinar neste processo. Vou abrir as escolas para a comunidade nos fins de semana e implementar a escola em tempo integral no ensino básico. Minhas propostas foram extraídas de consultas com professores e pais de alunos”.

Roberto Ramos propõe Educação com qualidade

O candidato Roberto Ramos (PT) afirmou que vai investir na educação tirando os alunos da ociosidade. “Para isso, vamos ampliar o tempo de permanência do estudante sob os cuidados da Escola e implantar o projeto piloto Educação Integral nas escolas onde há maior risco de vulnerabilidade social”. O espaço escolar será requalificado com a construção e/ou modernização de laboratórios pedagógicos integrados nas diversas áreas do conhecimento, auditórios, bibliotecas, quadras e ginásios poliesportivos. “Dessa forma, poderemos qualificar o tempo de permanência do aluno na escola”, disse Roberto Ramos, reafirmando que a Educação de qualidade será prioridade em seu governo.

Sandro Baré: Infraestrutura nos bairros abandonados

O candidato Sandro Baré (PP) anunciou que vai investir em infraestrutura nos bairros localizados nas áreas mais afastadas por meio de parcerias com empresários contribuintes do ISS, Estado e União. A proposta é fazer com que os bairros atualmente abandonados tenham uma iluminação pública de qualidade, pavimentação e recapeamento de ruas e avenidas, drenagem, construção de pontes, bueiros e redes de esgoto, além de calçamentos com adaptação para deficientes. “O nosso objetivo, enquanto governante, será fazer com que as melhorias da região central de Boa Vista sejam mantidas, mas que cheguem também aos lugares mais afastados da cidade, beneficiando o morador da periferia, que hoje está esquecido”, explicou Sandro Baré.

Teresa: Ampliação de Infraestrutura Urbana

Para a próxima gestão, a proposta da prefeita Teresa Surita (PMDB) é continuar com o trabalho de infraestrutura urbana nos locais que mais necessitam. Hoje, 70% das obras estão concentradas na Zona Oeste da Capital e a proposta da candidata é continuar priorizando esses locais: Ampliar os serviços de drenagem, asfalto, calçada, meio-fio, urbanização e eficientização da iluminação pública em toda a cidade. A prioridade será ampliar nos bairros mais afastados, principalmente nos mais novos, que ainda não possuem infraestrutura urbana”.