Em entrevista à Folha, o deputado federal Abel Galinha afirmou que não pretende deixar o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e que continua como pré-candidato à Prefeitura de Boa Vista nas eleições municipais do próximo ano. “Eu não posso sair do PDT e nem quero, uma vez que para qualquer mudança de sigla deve-se esperar a aprovação da reforma política, que ainda está acontecendo”, disse, garantindo que continua como pré-candidato da sigla à Prefeitura da Capital. “Temos que tirar a [prefeita] Teresa Surita [PMDB] do poder”, disse.
Como coordenador da bancada federal de Roraima em Brasília, Abel Galinha tem participado de discussões quanto ao Linhão de Tucuruí e à criação do Parque Nacional Lavrado. “Conversei com a governadora Suely Campos [PP] e pedi que ela, pessoalmente, comparecesse à oitiva que vai ser realizada com os Waimiri-Atroari para discutir a passagem do Linhão de Tucuruí na Terra Indígena”, disse (veja matéria na página 2A). “Não fui convidado para participar, mas entendo que não tem pessoa mais indicada para participar dessa oitiva do que a governadora do Estado”.
Quanto ao Parque Nacional Lavrado, Abel disse que, em conversa com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ela garantiu que a unidade de conservação não será criada em áreas produtiva ou de conflito, como Serra da Lua e do Tucano, em Bonfim, e região do Ereu, no Amajari. Mas que não concorda com a dupla afetação em terras indígenas, como proposto pelo Governo do Estado. “Agora é aguardar a administração estadual fazer uma nova proposta para que essa situação seja pacificada”, frisou. (V.V)