Política

Acompanhe as propostas dos candidatos a prefeito de Boa Vista

Folha prossegue com espaço aos candidatos à Prefeitura de Boa Vista para que eles exponham suas propostas

A Folha prossegue com as propostas apresentadas pelos candidatos à Prefeitura de Boa Vista, espaço destinado para que eles possam mostrar seus planos de governo. Com tema livre, os postulantes ao Palácio 9 de Julho vão mostrar, até o dia da eleição, o que eles pretendem fazer caso sejam eleitos.

Kalil Coelho: Criação da loteria para Esporte e Cultura
Kalil Coelho (PV) pretende criar a loteria municipal para arrecadar dinheiro para ser investido na cultura e no esporte. “Através da rede de escolas municipais, vamos levar iniciação cultural e esportiva para perto das crianças. Na Vila Olímpica, vou implantar um centro de treinamento para atletas de alto desempenho, dando-lhes acompanhamento físico, médico, fisioterápico e nutricional, além de uma bolsa atleta de um salário mínimo por mês. Vou contratar arte-educadores para implantar aulas de música, canto, desenho e modelagem em argila. Teremos um festival anual de música e traremos espetáculos com oficinas nos diversos tipos de expressão artística. Manterei o calendário de eventos culturais e desportivos atual. Vemos frequentemente tanto atletas como artistas sofrendo com a falta de patrocínio. A loteria pode gerar dinheiro para impulsionar nossos talentos”.

Sandro Baré: Construção do Aterro Sanitário Municipal
No meio ambiente, a prioridade de Sandro Baré (PP) será desativar com urgência o Lixão Municipal a céu aberto, hoje mantido na área urbana da cidade sem critério sanitário de proteção. O constante descarte de resíduo hospitalar, domiciliar e comercial, com o acúmulo de agentes patogênicos, segundo ele, pode gerar sérios riscos à saúde da população. “O próximo passo, após resolver o foco de poluição e contaminação, será construir um Aterro Sanitário em local apropriado, e promover o gerenciamento e tratamento de resíduos sólidos através de blocos sanitários criados nas proximidades. O cuidado com o lixo da cidade, além de promover um saneamento básico de qualidade, é um cuidado com a saúde pública também”.

Luis Oca promete saúde para o município
As propostas do candidato Luis Oca (PSOL) relacionadas à saúde é a abertura de centros de atendimentos emergenciais 24 horas, a começar pelas áreas mais pobres, com farmácias providas de todos os medicamentos.
Também a realização de concursos públicos para contratação urgente de pessoal especializado, com o fim das terceirizações. Para ele, é preciso universalizar e humanizar o atendimento em saúde. “As unidades de saúde vão acolher todas e todos, de forma humanizada, com respeito e atenção de qualidade, priorizando os idosos, crianças e pessoas com deficiência”, frisou o candidato, complementando que é preciso priorizar a saúde, investindo mais na atenção básica e na prevenção, qualificando profissionais e melhorando as estruturas dos postos de saúde.

Márcio Junqueira: Incentivo ao setor primário
Todos os projetos e ações voltadas para a agricultura familiar foram abandonados durante as duas gestões anteriores. “A partir da nossa vitória, nos reuniremos com todos os produtores em cooperativas ou associações para juntos discutirmos a revitalização dos mesmos. Vamos dar prioridade aos projetos do Porto Municipal, DAP (Departamento de Produção Agropecuária), CPDT (Centro de Produção e Difusão de Tecnologia, Ângelo Soligo – Estrada do Bom Intento), Vale do Rio Branco, Projeto Estufa – Das 308 estufas construídas durante a criação do projeto, mais de 80% estão em estado de abandono, sem apoio no fornecimento de insumos e assistência técnica. Projeto esse que recebeu o prêmio ODM (Objetivos do Desenvolvimento do Milênio) entregue pelo presidente Lula, Compostagem, Ceasa (Centro de Abastecimento de Boa Vista), Horta a Céu Aberto, Abatedouro de Pequenos Animais”, comentou.

Roberto Ramos: Saúde humanizada com gestão descentralizada
O candidato Roberto Ramos (PT) acredita que gestão participativa e descentralizada é o caminho para oferecer saúde humanizada. Isso será possível organizando e integrando os serviços de saúde, estruturando a Rede de Atenção Básica, Média e Alta complexidades, de forma que a saúde comece nas ações preventivas das equipes de saúde da família, seguida da prestação de serviço especializado e de atendimento emergencial nas UPAs. “O sistema informatizado de saúde garantirá o controle, acesso resolutivo em tempo oportuno e serviço de qualidade, fortalecendo, valorizando e facilitando o trabalho das equipes de saúde. Campanhas educativas de saúde serão feitas em parceria com as escolas, movimentos e associações dos bairros, levando-se em conta o diagnóstico epidemiológico de cada Unidade Básica de Saúde”.

Jeferson Alves: convênios com igrejas para abrir creches
“Através de um convênio entre a prefeitura e as diversas igrejas de Boa Vista vamos criar 25 mil novas vagas em creches. A falta de vagas em creches causa um grave problema social, dificultando a vida do pai e da mãe que precisa estudar ou trabalhar e não tem onde deixar seu filho em segurança. Além disso, as crianças também perdem o direito de aprender, deixando passar umas das mais belas fases da infância”, disse o candidato Jeferson Alves (PDT). “A prefeitura vai colocar profissionais especializados e merenda balanceada e as igrejas vão ceder o espaço físico e a estrutura que já tem disponível. Assim é possível atendermos, com qualidade, todos os bairros de Boa Vista”.

Teresa anuncia Geração de Emprego e Renda
Para a próxima gestão, uma das propostas de Teresa Surita (PMDB) é estruturar um parque tecnológico, visando transformar Boa Vista em uma ilha de inovação na Amazônia, com incentivo ao desenvolvimento das Startups, aumentando assim a geração de emprego e renda. Tudo por meio do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), estruturado por Arthur Henrique, candidato a vice-prefeito da chapa. “Vamos incentivar e oportunizar aos jovens a inserção no mercado de trabalho cada vez mais cedo, oferecendo cursos em parceria com empresas de ponta no CCTI. Sempre visando à geração de emprego e à ampliação dos sistemas que fazem de Boa Vista uma cidade digital e conectada”, destacou.

Abel Galinha quer infraestrutura na periferia
Uma das propostas de campanha do candidato Abel Galinha (DEM) será a realização e ampliação de obras nos bairros periféricos, de saneamento básico, de pavimentação, de calçamento, de iluminação pública, melhorando a qualidade de vida dos munícipes de Boa Vista.  Também quer construir com padronização as paradas de ônibus de Boa Vista, respeitando a acessibilidade para as pessoas portadoras de deficiência especial; realizar pavimentação de acesso aos povoados no perímetro rural de Boa Vista, proporcionando melhores condições de trafegabilidade aos nossos produtores rurais; ordenamento e revitalização dos balneários de Boa Vista, em especial o Cauamé, Caçari e Praia da Polar; reforma e revitalização dos mercados e feiras municipais; construção de casas populares; e melhorar a gestão e sinalização de trânsito no Município de Boa Vista.

Alex Ladislau vai armar a Guarda Municipal
O candidato a prefeito pelo PRP, Alex Ladislau, pretende diminuir a insegurança na cidade investindo na Guarda Civil Municipal. Através de projeto de lei, vai armar os guardas para que estes possam trabalhar em conjunto com a Polícia Militar, promovendo rondas nos bairros mais distantes. O efetivo da Guarda também será aumentado e o candidato quer dar posse aos já aprovados no último concurso público e realizar novo concurso se necessário. A capacitação permanente da Guarda e o aperfeiçoamento do Plano de Cargos e Salários também estão em seu plano de governo. “Vamos instalar postos da Guarda nos bairros mais distantes para que a população mais carente se sinta segura. Nossa vice, Nira Guerra, é militar e nos solicitou que a Vice-Prefeitura seja instalada na zona oeste, para acompanhar de perto a questão da segurança”, frisou.