Votar é um ato de cidadania, por isso, o primeiro voto é o momento ao qual jovens eleitores podem ajudar a definir os rumos da democracia. Aos 18 anos, Maria Vitória Miranda, realizou sua primeira ida até as urnas para escolher seus futuros representantes, ela destaca que esse momento foi crucial para seu amadurecimento como cidadã durante o pleito.
“No momento da escolha eu estava exercendo minha cidadania, então isso tem um peso bastante significativo. Foi difícil, mas estudei sobre os candidatos e suas funções”, disse a jovem.
Mesmo sem a obrigatoriedade de votar, Kemelly Costa, de 16 anos, comenta que a experiência de votar pela primeira vez foi um processo de estudo e busca por mais informações sobre o período eleitoral.
“O nosso primeiro voto nas eleições deve ser um momento de bastante responsabilidade e conscientização, então foi bom ter essa sensação”, disse.
Ao ser questionada sobre como foi a fase de preparação para escolha de seus candidatos, Kemelly destacou propostas como ponto principal. “Nós eleitores precisamos escolher uma pessoa honesta, responsável, que cuide das pessoas e quem a gente confia, por nossa cidade”, finalizou.