CONTEÚDO PATROCINADO

Agricultura familiar: Deputada Aurelina Medeiros relembra lei que autorizou governo a criar Iater

O fortalecimento da agricultura familiar é uma das principais pautas da parlamentar que se dedica a valorizar o homem do campo

Agricultura familiar: Deputada Aurelina Medeiros relembra lei que autorizou governo a criar Iater

Para fortalecer a agricultura familiar e capacitar quem vive do plantio, a deputada Aurelina Medeiros apresentou  a lei 1258/18 que autoriza o governo a criar o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural de Roraima (IATER).

O IATER foi inaugurado em janeiro de 2022, mas desde 2012 a deputada vem trabalhando para que esse projeto saísse do papel e se tornasse realidade. Após tentar aprovar a matéria nos anos de 2015 e 2017, somente em 2021, no governo de Antonio Denarium, o instituto foi criado.

O fortalecimento da agricultura familiar é uma das principais pautas da parlamentar  que se dedica a valorizar o homem do campo, fazendo o Estado gerar emprego e renda com o apoio do governo.

 “A apresentação da lei que autoriza o Poder Executivo a criar o IATER foi mais um avanço para aqueles que vivem da agricultura familiar. É uma forma de valorizar esse trabalho digno de quem garante os alimentos em nossa mesa”, disse.

Em janeiro, o instituto completou um ano de funcionamento com mais de 60 mil atendimentos na agricultura familiar e indígena de Roraima. Ao todo, 28 unidades locais do IATER estão presentes em todos os municípios e atendem agricultores, empreendedores, familiares rurais e indígenas.

Além de assistência técnica, o IATER faz o acompanhamento desde o planejamento, análise de solo, até a comercialização dos alimentos produzidos no Estado. As principais ações do instituto são o projeto de grãos, avicultura, piscicultura, suinocultura e melhoramento genético de rebanhos. E também ações voltadas ao setor produtivo local de mandioca, banana, caju, leite, café e cacau.