Política

ALE não consegue apreciar vetos por falta de quórum

Painel que marca presença de deputados tem indicado número suficiente, mas na hora da votação tem faltado quórum

Desde o dia 29 de março a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) tenta votar os vetos aplicados pela governadora Suely Campos (PP), mas não obtém êxito. Ocorre que, mesmo o painel indicando a presença de mais da metade dos deputados na Casa, na hora da votação os parlamentares não comparecem ao Plenário.

Neste período, os deputados tiveram uma semana sem atividades devido à troca de um transformador de energia no prédio da ALE. Mesmo após o retorno, encerrou-se uma semana e os deputados ainda não conseguiram retomar as atividades devido ao impasse dos vetos.

Nas sessões de quarta e quinta-feira ainda houve uma tentativa por parte da Mesa Diretora, mas sem sucesso devido à ausência dos deputados em Plenário.

Dentre os vetos a serem votados estão o projeto de lei Nº062/15, que trata da adoção das cores oficiais das pinturas de prédios públicos e o veto total ao projeto de lei Nº 031/15, que dispõe sobre a criação do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Roraima (Iater), ambos prontos para serem apreciados.

Além disso, os vetos aos projetos de lei Nº 014/2015, que autoriza a criação estadual em saúde móvel do coração com veto parcial, e ao projeto Nº 039/15, que solicita a criação de um programa de apoio médico-terapêutico e educacional aos portadores de deficiência auditiva profunda, este com veto total, além do projeto de nº 081/15, que propõe o Dia Estadual da Consciência Negra, os quais precisam passar por análise em comissão para seguirem ao Plenário. (JL)