CONTEÚDO PATROCINADO

ALE-RR conquista o Top 8 Nacional em interação nas redes sociais na ‘categoria legislativo

Plataforma Social Media Gov, referência em comunicação digital para setor público, divulgou ranking das instituições públicas com maior engajamento nas redes sociais em 2023 (FOTO: Marley Lima/ SupCom ALE-RR)
Plataforma Social Media Gov, referência em comunicação digital para setor público, divulgou ranking das instituições públicas com maior engajamento nas redes sociais em 2023 (FOTO: Marley Lima/ SupCom ALE-RR)

A plataforma Social Media Gov, referência em comunicação digital para o setor público, divulgou o ranking das instituições públicas com maior engajamento nas redes sociais em 2023, e a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) figura entre as dez mais engajadas na categoria “Legislativo”, ocupando o honroso 8º lugar.

O Senado Federal, a Câmara dos Deputados e a TV Senado lideram as primeiras colocações. Para o presidente da Casa Legislativa, Soldado Sampaio (Republicanos), a presença do Parlamento roraimense nesse seleto grupo demonstra o compromisso com a transparência e a aproximação do cidadão.

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio, enfatizou a importância das redes sociais como ferramenta de acesso à informação (FOTO : Marley Lima/ SupCom ALE-RR)

“A tecnologia oferecida pela plataforma não apenas destaca números de interação, mas evidencia o compromisso em facilitar o acesso à informação, demonstrando o nosso compromisso com a transparência, acessibilidade e participação social”, destacou o presidente.

Estratégia e equilíbrio

A equipe de comunicação da ALE-RR investe na produção de conteúdo informativo, relevante e de fácil consumo, utilizando linguagem clara e acessível, além de recursos visuais e audiovisuais que atraem e engajam o público.

Nesse sentido, segundo a superintendente de Comunicação, Sonia Lucia Nunes, o resultado no ranking reflete a habilidade do setor em criar, analisar e planejar conteúdos de mídias sociais de maneira estratégica, alcançando os diferentes públicos da instituição.

“Hoje, não são apenas os jovens que estão nas redes, mas também adultos, idosos e crianças”, ressaltou a superintendente de Comunicação do legislativo roraimense, Sonia Lucia Nunes (FOTO : Marley Lima/ SupCom ALE-RR)

“Nós elaboramos estratégias para levar informações do Poder Legislativo de forma leve, com qualidade e atrativa ao cidadão, distanciando-nos da forma tradicional que muitas emissoras ainda usam. Temos uma equipe que faz esse planejamento, pensando em qual público queremos atingir e qual mensagem queremos transmitir. Fizemos um estudo de nosso público e estamos ampliando nosso alcance para chegar mais perto de todas as faixas etárias e de todas as religiões, porque, afinal, a Assembleia é a Casa do Povo”, esclareceu a superintendente.

Para a diretora de Imprensa, Jornalismo, Publicidade e Propaganda da Casa Legislativa, Leocides Daubermann, um dos desafios em democratizar as informações do Parlamento na era digital é equilibrar o perfil institucional e promover um relacionamento mais direto e leve, característica das redes sociais.

“O resultado no top dez mostra que estamos no caminho certo”, comemorou a diretora de Imprensa, Jornalismo, Publicidade e Propaganda da Casa Legislativa, Leocides Daubermann (FOTO : Marley Lima/ SupCom ALE-RR)

“É necessário ter em mente o nosso público, que são os nossos seguidores, e agir sempre de acordo com a Lei de Acesso à Informação, aproximando as ações do parlamento da população. Dessa forma, queremos que as informações cheguem ao público de modo a gerar engajamento, mantendo sempre a seriedade. Não podemos perder esse equilíbrio, e temos conseguido alcançar esse objetivo. O resultado no top dez mostra que estamos no caminho certo”, disse Daubermann.

Interação e feedback

Para manter o engajamento em alta, a coordenadora de Publicidade, Nattacha Vasconcelos, aponta que é preciso entender que as redes sociais são canais de diálogo permanente com a população. A equipe precisa responder dúvidas, comentários e mensagens com agilidade e atenção, promovendo um ambiente de debate e construção coletiva.

“O trabalho não acaba depois da postagem, continua”, enfatiza a coordenadora de Publicidade da ALE-RR, Nattacha Vasconcelos (FOTO : Marley Lima/ SupCom ALE-RR)

“Precisamos fazer um trabalho de monitoramento e interagir, porque precisamos do feedback das pessoas, e as pessoas precisam do nosso feedback. É isso que temos feito. Cada comentário, curtida e compartilhamento servem como ferramentas para analisar o que está acontecendo na nossa rede social e o que as pessoas gostam ou não gostam de ver”, explicou.

A interação constante e o foco no feedback têm se traduzido em resultados expressivos. “As pessoas têm gostado do conteúdo. Prova disso é que só em 2023 tivemos mais de treze mil novos seguidores no Instagram, e em todo o ano foram mais de vinte milhões de visualizações em todas as plataformas”, complementou a coordenadora.

Porém, Vasconcelos adverte que conquistar seguidores é apenas o primeiro passo. O verdadeiro desafio é mantê-los engajados. Para isso, as redes sociais da Casa Legislativa têm apostado na diversificação do conteúdo, uma estratégia essencial para evitar a monotonia e manter o interesse do público.

“A intenção é que esse público seja permanente, porque o difícil não é conquistar, é fazer com que permaneçam. Temos que diversificar o conteúdo para não ficar chato e cansativo. Estamos sempre mudando as estratégias, é assim que a rede social funciona para continuar engajando antigos e novos seguidores”, concluiu.

Acompanhe o trabalho do Parlamento roraimense nas redes sociais Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e TikTok. Basta seguir @assembleiarr

Social Media Gov

O Social Media Gov é uma plataforma digital que auxilia instituições públicas a desenvolver, analisar e planejar conteúdos e estratégias de comunicação para as redes sociais. A ferramenta reúne publicações de instituições governamentais em níveis municipal, estadual e federal, nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além dos Ministérios Públicos, Defensorias Públicas, Tribunais de Contas, entre outros.