O candidato à Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) pelo Partido Republicano Progressista (PRP), Alex Ladislau, esteve no programa Agenda da Semana, na Rádio Folha 1020 AM, no domingo, 4, para debater sobre as próximas eleições. Conforme o advogado, que terá como vice a bombeiro militar Nira Guerra, também do PRP, o foco da sua candidatura é promover uma nova opção de voto aos eleitores da Capital, mas sem descartar uma possível articulação entre os governos estadual e municipal caso seja eleito.
“Dentro dos grupos políticos que existem nós somos uma alternativa. A população sempre diz isso, que não há em que votar, que são sempre as mesmas pessoas e isso motivou a nossa candidatura. Agora, depois de eleitos, nós temos toda a possibilidade de sentar com o Governo estabelecido e integrar várias ações na área da saúde e de cultura”, explicou.
Como exemplo, o candidato citou possíveis parcerias para o sistema público de saúde para promover uma melhoria na atenção básica para desafogar as demais unidades do Estado e trabalho em conjunto de fiscalização da Guarda Municipal com interligação de rádios com a Polícia Militar e até a realização de um festejo conjunto de arraial, diferente do que acontece nos últimos anos.
“É uma competição para ver quem tem o melhor arraial. Eu acho que se nós unirmos os esforços, nós podemos fazer a mais bela festa do Norte do Brasil, atrair turistas e economizar. Então, eu vou debater várias pautas, entre elas o arraial, e tenho convicção de que, independente de partido político ou orientação política, vamos conseguir promover um trabalho voltado para a população”, afirmou.
Uma das suas principais propostas é na área da saúde, em relação ao atendimento prestado pelo Hospital da Criança Santo Antônio, em especial ao tratamento do câncer infantil, onde os pacientes normalmente são encaminhados para Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
“Em primeiro lugar, o hospital Santo Antônio precisa concluir a reforma que foi iniciada na gestão passada e que ainda não foi concluída nessa gestão. Precisa ainda ampliar algumas áreas, como, por exemplo, a oncologia infantil que faz tratamento fora do Estado. Isso cria um desgaste familiar e aumenta o problema da doença, que já é gravíssimo”, afirmou o candidato. “Nós não queremos fazer o TFD, nós queremos trazer o tratamento para cá, para o paciente ficar perto da família, dos outros irmãos e das outras crianças”, disse.
DEMAIS PROPOSTAS – Dentre outras ações sugeridas pelo candidato, caso seja eleito, estão o aumento do horário da circulação dos ônibus até a madrugada, trabalho de escoamento e saneamento, escola e creche em tempo integral, inclusão de disciplinas de artes, música e estudo cívico, entrega de remédio em casa para pacientes crônicos, fortalecimento da produção rural, alternativas para o comércio de ambulantes, priorização dos empresários locais e geração de emprego, criação de novos conjuntos habitacionais, ações de limpeza e conscientização de rios e igarapés e planejamento da cidade e das vias de tráfego de Boa Vista.
“Nós temos que preparar a nossa cidade para chegar aos 500 mil habitantes. Preparar os corredores de acesso aos bairros mais distantes, construir novas alternativas para desafogar os pontos críticos, buscar recursos federais para fazer um novo viaduto na rotatória próxima ao Ibama, criar alternativas de trânsito, o que a gente não tem visto sendo feito”, disse o candidato.
Ladislau acredita que a população precisa ter uma participação maior, por meio de audiências públicas e diálogo. “Nós precisamos criar um estudo em parceria com a população, com as entidades de classe, para fazer aquilo que é a melhor solução e não fazer aquilo que está na cabeça de alguém que está dentro de um gabinete com ar condicionado”, afirmou. (P.C)